28/03/2024 às 11h56min - Atualizada em 30/03/2024 às 00h07min

Mais que uma expressão artística: Descubra o benefícios de se exercitar ouvindo música

Especialista da Bio Ritmo comenta sobre os benefícios de praticar atividades físicas com música

Assessoria de Imprensa
Divulgação


Recentemente, o Spotify, divulgou o recorde de mais de US$9 bilhões pagos anualmente em 2023. Com a maior facilidade de  ouvir música em qualquer lugar e quando quiser, a população mundial vem interagindo mais com essa forma de expressão artística, como durante as atividades físicas, por exemplo.

Para Caique Ferreira, professor de aulas coletivas da Bio Ritmo, rede de academias high end, a música torna as atividades físicas prazerosas, sejam em grupo ou individuais. “Notamos como a música influencia a performance dos nossos clientes. A depender do som, eles se sentem mais motivados a continuar ou até aumentar a carga e a série”, pontua o especialista. 

Treinar escutando música pode melhorar significativamente a experiência do exercício, tornando-o mais agradável e motivador – além de ser cientificamente eficaz. Abaixo, alguns dos benefícios de ouvir música durante as atividades físicas:
 

  1. Distração na percepção de esforço:

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, praticar exercícios físicos ouvindo uma música que goste, ajuda a distrair o corpo da dor sofrida, devido aos estímulos sensoriais. Dessa forma, seu desempenho pode até aumentar, pois você consegue se concentrar mais no exercício do que nas sensações desagradáveis que podem causar, a princípio.

  1. Melhora do humor e redução do estresse:

A música por si só já tem o poder de alterar o estado emocional das pessoas, mas quando combinada com atividades físicas, podem evidenciar ainda mais esse sentimento de prazer e alegria. Em outra pesquisa feita também pela Universidade de Oxford, foi descoberto que treinar ouvindo seus gêneros musicais favoritos, elevam o nível de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar, evidenciando uma melhora no bom humor para realizar atividades físicas. 

  1. Auxilia no ritmo de treino

Outro benefício da música é no ritmo do treino. Um estudo de 2021 do Instituto pela Saúde e Esporte em Melbourne, Austrália, mostrou que músicas com ritmos mais rápidos de, em média, 120 bpm (batidas por minuto) são os que mais demonstraram benefícios entre os pesquisados. Ao aumentar as batidas, a intensidade subia também – junto com os resultados. 

  1. Aumenta a concentração

Em atividades como yoga ou musculação que exigem bastante concentração, ouvir trilhas sonoras também podem ajudar a focar mais nos exercícios, bloqueando distrações externas e outros barulhos que poderiam atrapalhar.

A experiência prática de Caique reforça a teoria: “Em práticas como yoga e aulas de dança, notamos como a música ideal é importante para o aluno entrar em foco. Respectivamente, sons relaxantes, da natureza, pois combinam mais com o momento do encontro entre o corpo, a mente e a respiração; e músicas rápidas, intensas, em que a coreografia acompanha a batida”, finaliza.

Sobre a Bio Ritmo

Com quase 30 anos de história, a Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com mais de 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp