10/01/2024 às 14h47min - Atualizada em 10/01/2024 às 22h31min

IA em 2024: previsões para a inovação em TI

Com foco na democratização do acesso e alinhado ao ritmo acelerado da vida moderna, a IA generativa deve lidera mais inovações tecnológicas que incluirão algumas mudanças e avanços profundos.

Prasad Ramakrishnan
www.freshworks.com
Reprodução Freshworks


O potencial para inovação não tem limites. Ao longo do tempo, a humanidade consistentemente empurrou os limites da criatividade – desenvolvendo ferramentas e sistemas para aprimorar nosso estilo de vida e a maneira como trabalhamos, impulsionando eficiência e produtividade. Ao refletir sobre as tendências tecnológicas de 2023, fica claro que o Oscar vai para a IA. A revolução da IA e a evolução incansável da tecnologia prepararam o terreno para o que está por vir em 2024.

 

Previsão 1: Além do hype

Um dos desenvolvimentos mais aguardados em 2024 é o amadurecimento da IA. Ao longo dos últimos anos, a IA tem sido cercada por expectativas irreais. No entanto, em 2024, a IA irá além do ciclo de hype e realmente demonstrará seu valor. Profissionais de TI estão começando a ter uma compreensão melhor do que a IA pode e não pode fazer, e já estão utilizando-a. Consequentemente, os CIOs precisarão garantir que a IA não seja apenas uma palavra da moda, mas uma ferramenta prática de eficiência.

À medida que os profissionais de TI abraçam cada vez mais a IA para automatizar fluxos de trabalho, os CIOs desempenharão um papel crucial em equipar suas equipes com as ferramentas de IA adequadas. Seu foco estará em otimizar fluxos de trabalho de TI em diversos departamentos como RH e finanças, para ajudar a melhorar as operações comerciais. 

 

Previsão 2: Foco em soluções, não problemas

O papel do Chief Information Officer (CIO) está evoluindo rapidamente. Para serem eficientes em 2024, os CIOs devem ir além de meros tecnólogos e se tornarem verdadeiros conselheiros para suas organizações. Será essencial compreender como os departamentos de RH, Vendas e Finanças operam. Essa compreensão permitirá que os CIOs forneçam insights valiosos e melhorem a tomada de decisões dentro do departamento de TI.

Na busca pela eficiência, os CIOs não devem sempre correr atrás do objeto brilhante mais recente na tecnologia. Em vez disso, devem orientar suas equipes na definição do problema antes de buscar soluções. Colaborar com o Chief Financial Officer (CFO) para garantir um orçamento de TI equilibrado e evitar gastos excessivos com software desnecessário será um exemplo de seu papel expandido.

 

Previsão 3: Soluções superficiais de IA desmascaradas

Em 2024, soluções superficiais de IA serão expostas. Muitas ofertas de SaaS se promovem como “impulsionadas por IA”, mas frequentemente, não passam de um "adesivo de IA" superficial. Os usuários estão se tornando mais experientes quando se trata de IA. De acordo com uma pesquisa da Freshworks, 71% dos profissionais de TI no mundo usam IA para ajudar no trabalho. Como resultado, a escolha analítica das aplicações de IA aumentará.

Organizações devem se engajar em uma racionalização implacável de aplicativos para garantir que as ferramentas de IA que adotam realmente aprimorem a produtividade. Suplementos SaaS excessivamente complexos que diminuem as horas de trabalho produtivo serão eliminados. Será importante para as equipes de TI discernir entre soluções genuinamente impulsionadas por IA e aquelas que apenas surfam na onda da tecnologia.

 

Previsão 4: Racionalização de ferramentas

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital, levando as organizações a selecionarem e implementarem rapidamente várias ferramentas de TI. Em 2024, haverá um esforço concentrado para reduzir a complexidade das pilhas de tecnologia. Para isso, a racionalização de aplicativos assumirá a liderança, à medida que as organizações procuram consolidar e otimizar suas ferramentas de TI.

 

Quem é Prasad Ramakrishnan?

Prasad Ramakrishnan é CIO da Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH), líder global em softwares empresariais. Na Freshworks, Prasad lidera a visão, estratégia e execução de TI. Profissional de TI experiente, evangelista de SaaS e referência em nuvem, segurança e IA, a expertise de Prasad é crucial para o sucesso dos produtos da Freshworks, bem como para a cultura de trabalho global. Ele liderou a conectividade sustentada da empresa em resposta à pandemia.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp