10/01/2024 às 12h28min - Atualizada em 10/01/2024 às 22h31min

Visão ‘IA para Todos’ da Samsung é revelada na CES 2024

Visão ‘IA para Todos’ da Samsung é revelada na CES 2024

Gustavo Henrique de Alencar
https://news.samsung.com/br/visao-ia-para-todos-da-samsung-e-revelada-na-ces-2024
Samsung


Samsung descreve estratégia para usar a tecnologia de IA para tornar a experiência de dispositivos conectados mais segura, inclusiva e eficiente em termos de energia

 

A Samsung Electronics compartilhou hoje sua visão de como a tecnologia baseada inteligência artificial (IA) permitirá que as pessoas experimentem seus dispositivos de forma mais intuitiva e conveniente do que nunca. Apresentando essas ideias em uma coletiva de imprensa na CES® 2024, a Samsung se uniu a parceiros importantes para apresentar a tecnologia por trás dessa visão e como novos produtos e serviços* usam recursos de IA para tornar a vida mais fácil.

 

Jong-Hee (JH) Han, vice-presidente, CEO e chefe da divisão Device eXperience (DX) da Samsung, abriu a coletiva descrevendo como a IA permitirá que tecnologias conectadas melhorem o dia a dia das pessoas, permanecendo sempre não intrusivas e “em segundo plano”. A estratégia que ele e outros delinearam centrou-se no papel da IA ​​para a melhoria de experiências conectadas que são simples e úteis. Ao longo da apresentação, a Samsung apresentou uma série de produtos e serviços que ajudam a atingir estes objetivos.

 

“Com o surgimento da inteligência artificial, experiências melhores e mais inteligentes redefinirão a forma como vivemos”, disse Han. “O amplo portfólio de dispositivos poderosos da Samsung, juntamente com a busca pela colaboração aberta, ajudará a levar a IA e a hiper conectividade a todos”, completa.

 

Produtos de exibição visual e dispositivos digitais habilitados para IA trazem novas experiências para casa


 

Durante a coletiva de imprensa da CES, Jonathan Gabrio, Head do Connected Experience Center da Samsung Electronics America, descreveu as maneiras pelas quais a tecnologia de IA está transformando a forma como os produtos de exibição visual e os dispositivos digitais são usados. Por exemplo, a Samsung Neo QLED 8K QN900D possui um processador AI integrado, NQ8 AI Gen 3, equipado com uma rede neural AI 8 vezes maior e um NPU duas vezes mais rápido que seu antecessor. Graças ao processador NQ8 AI Gen3, a Samsung Neo QLED 8K aprimora automaticamente o conteúdo de baixa resolução para fornecer aos usuários uma experiência de visualização com qualidade de até 8K e aumenta a nitidez de imagens em movimento rápido por meio do AI Motion Enhancer Pro.

 

A Samsung Neo QLED 8K também possui o recurso Active Voice Amplifier Pro, que analisa voz e ruído de fundo por IA a fim de otimizar sua experiência de audição de TV para que você possa desfrutar de diversos conteúdos como se estivesse na primeira fila de um estádio ou cinema. A Samsung Neo QLED 8K também conta com o Tizen OS Home, que oferece os aplicativos, serviços, conteúdo personalizado e recomendações de serviços mais recentes para aprimorar sua experiência de entretenimento.

 

Para espectadores com diferentes necessidades, a Samsung também oferece recursos de acessibilidade incríveis. Um recurso de linguagem de sinais na Samsung Neo QLED pode ser facilmente controlado com gestos para deficientes auditivos, e uma função de legenda de áudio transforma texto na tela em palavras faladas em tempo real para pessoas com baixa visão.

 

Além disso, a Samsung apresenta o novo The Premiere 8K, que apresenta não apenas uma tela de 150 polegadas, mas também a primeira transmissão 8K sem fio do mundo para um produto do tipo. Com The Premiere 8K, os usuários poderão desfrutar de uma experiência de visualização em grande escala como a de um cinema, no conforto de suas casas.

 

Quanto ao som, a Samsung também apresentou o Music Frame, alto-falante com uma capa personalizável que se integra perfeitamente no ambiente dos usuários. Através do Q-Symphony, o Music Frame sincroniza com TVs e Soundbars da Samsung, trazendo graves enriquecidos e som surround com dois woofers integrados para o lar com o mínimo esforço.

 



 

A Samsung também fez grandes atualizações no Ballie, o robô móvel de IA apresentado pela primeira vez na CES 2020. Ballie agora evoluiu para ser um verdadeiro companheiro de IA, capaz de interagir com outros dispositivos inteligentes a fim de fornecer serviços personalizados, como cuidar de tarefas incômodas ou projetar imagens e vídeos para que os usuários possam visualizar informações importantes em seu dia a dia, como previsão do tempo ou outros conteúdos relevantes, onde quer que estejam.

 

Para aprimorar as experiências culinárias e gastronômicas, a Samsung está lançando o refrigerador Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™+1, 2. Este refrigerador possui uma tela de 32 polegadas que apresenta o novo AI Vision Inside3, que usa uma câmera interna para reconhecer até 33 itens diferentes que são colocados e retirados da geladeira, e sugere receitas com esses ingredientes. Os usuários também podem definir “datas de validade” na tela do refrigerador Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™ para os alimentos, o que permite que o refrigerador envie uma notificação quando a data definida se aproximar. Ao ajudar o usuário a poupar dinheiro e reduzir o desperdício de alimentos, as novas funcionalidades de IA permitem estilos de vida mais ambientalmente conscientes. A linha Anyplace Induction leva a conectividade AI um passo adiante, já que as receitas salvas no Samsung Food podem ser compartilhadas na tela de 7 polegadas do cooktop para que os usuários possam acompanhar facilmente enquanto cozinham.

 

A tecnologia de IA da Samsung também se estende aos eletrodomésticos fora da cozinha. O novo Bespoke AI Laundry Combo™ — uma lavadora e secadora multifuncional — apresenta o AI Hub4, que é uma tela LCD de 7 polegadas que funciona como um centro de controle intuitivo para o gerenciamento da lavanderia, permitindo aos usuários desfrutar de uma experiência simples de lavagem e secagem. O produto personaliza a lavagem e a secagem lembrando os hábitos dos usuários e usando Machine Learning para sugerir ciclos. Enquanto isso, o próximo aspirador robô aspirador e esfregão da Samsung, o Bespoke Jet Bot Combo™5, utiliza tecnologia de IA para fornecer uma experiência de limpeza mais conveniente e eficaz. Com o AI Object Recognition atualizado em relação à linha anterior, ele será capaz de distinguir mais objetos, bem como detectar manchas e espaços6. O Bespoke Jet Bot Combo™ também reconhece o tipo de piso — junto com o comprimento do carpete, por exemplo — e ajusta suas configurações de acordo.

 

Samsung revela Galaxy Book47 como a série de notebooks mais preparados para IA da marca até agora


 

A Samsung vem redefinindo o que um PC é capaz de fazer e tem colaborado com a Microsoft para criar novas experiências conectadas. Agora, essas experiências ficaram ainda melhores com os novos recursos de conectividade que deixaram a série Galaxy Book4 mais fácil de ser usada, mais inteligente e mais adaptável, reforçando o compromisso da Samsung e da Microsoft em oferecer a melhor experiência possível com um PC.

Usando recursos inteligentes e intuitivos de IA, o Microsoft Copilot8 conecta a série Galaxy Book4 ao seu smartphone para que eles trabalhem juntos com perfeição. O Microsoft Copilot permite que você encontre, leia ou resuma mensagens de texto do seu smartphone Samsung Galaxy e até mesmo redija e envie mensagens automaticamente em seu nome diretamente do seu PC. Sem precisar ligar o smartphone e abrir cada aplicativo individualmente, a série Galaxy Book4 permite que você acesse as funções e informações do smartphone de forma rápida e inteligente.

A série Galaxy Book4 agora permite que você transforme a câmera do seu smartphone em uma webcam de PC9, usando-a para fazer chamadas de vídeo em aplicativos de conferência virtual. Os usuários podem alternar livremente entre as câmeras frontal e traseira com apenas um clique em seu PC, além de uma variedade de recursos dos smartphones Galaxy – incluindo desfoque de fundo e enquadramento automático – que ajudam a focar na imagem de quem estiver falando, em qualquer ambiente.

Com a estreita e contínua colaboração entre a Samsung e a Microsoft, mais recursos inteligentes continuarão a ser possíveis na série Galaxy Book4, com as funcionalidades de conectividade acima mencionadas disponíveis a partir de março.

Além disso, a série Galaxy Book4 pode ser emparelhada com outros dispositivos Galaxy além dos smartphones. O Tab S9 Ultra pode ser usado como um monitor de PC adicional e os usuários podem desfrutar de uma qualidade de som cristalina, com menor latência quando o PC está conectado ao Galaxy Buds2 Pro. Com todos esses recursos e muito mais, a série Galaxy Book4 foi projetada para oferecer a melhor experiência possível com o PC.

 

Melhor conexão de usuários e dispositivos por meio de inteligência espacial


 

Jaeyeon Jung, vice-presidente executivo e chefe de SmartThings, destacou as novas maneiras emocionantes pelas quais a tecnologia de IA está impactando o relacionamento entre os usuários e seus dispositivos, incluindo a visão da Samsung para SmartThings: quanto mais dispositivos Samsung um cliente usa, mais inteligentes esses dispositivos se tornam e melhor eles poderão entender e ajudar no dia a dia.

 

A IA espacial é a chave para viabilizar essa visão, ajudando os dispositivos a compreenderem o espaço de vida e as rotinas do usuário, possibilitando assim uma experiência de gerenciamento residencial mais personalizada. O SmartThings usa LiDAR10 em dispositivos conectados, como aspiradores-robôs, para criar plantas baixas digitais a fim de que os usuários possam verificar facilmente o status e a localização de todos os seus dispositivos. E em março, o SmartThings lançará o 3D Map View atualizado para uma experiência mais detalhada em smartphones e TVs Samsung. Além disso, um simples QR Code permitirá aos usuários adicionar familiares e amigos ao seu ecossistema SmartThings, para que cada um possa criar suas próprias rotinas.

 

Usando sensores inteligentes e IA, o SmartThings será capaz de detectar circunstâncias incomuns, como uma queda, e enviar alertas para familiares e cuidadores designados10. Além disso, graças ao Galaxy SmartTag2, os usuários podem rastrear as atividades de seus animais de estimação e armazenar digitalmente informações de identificação, anexando o dispositivo à coleira12.

 

Outro ponto discutido por Jung foi como o assistente de voz Bixby está permitindo que casas inteligentes se tornem mais dinâmicas com seus recursos aprimorados de IA. A Bixby agora pode encaminhar comandos automaticamente para os dispositivos mais apropriados com base na compreensão da localização e atividades do usuário. Tecnologias importantes como o Multi Device Wakeup, combinadas com um protocolo de comunicação compartilhado, permitem que Bixby ouça comandos com todos os dispositivos em uma sala, mas execute apenas a ação solicitada no dispositivo mais relevante. Portanto, se um usuário estiver na cozinha assistindo a um vídeo de receitas no Family Hub™, ele poderá gritar: “Ei, Bixby! Tocar música!”. Nesse ponto, a música será reproduzida no alto-falante inteligente do usuário, mas o vídeo da receita continuará sendo reproduzido no Family Hub™, ininterruptamente.

 

A TV, com o serviço Samsung Daily+, vai se tornar cada vez mais um hub central para grande parte das funcionalidades de casa inteligente, ao mesmo tempo que concede acesso a uma variedade de serviços adicionais. Isso inclui videochamadas por meio do ConnecTime, serviços de consulta veterinária por vídeo13 e Workout Tracker — por meio do qual os dados de treino podem ser transferidos para os relógios inteligentes da Samsung. A Samsung também anunciou o novo serviço Samsung Now+, que exibe informações úteis sobre as casas dos usuários, como o clima ou a transmissão ao vivo de uma câmera de um sistema de segurança residencial, mesmo sem a TV estar ligada. Assim como acontece com os recursos do SmartThings, os usuários também podem acessar essas informações por comando de voz.

 

Aproximando a casa e o carro com recursos de um para outro
A Samsung também anunciou desenvolvimentos na indústria automotiva, começando com uma parceria com o Hyundai Motor Group. Samsung e Hyundai assinaram um memorando de entendimento (MOU), que foi anunciado antes da CES 2024. Sob o acordo, os usuários terão acesso serviços da casa para o carro e do carro para a casa, cortesia da conectividade SmartThings. Haeyoung Kwon, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Infotainment e SDV14 Subdivisão de Execução do Hyundai Motor Group, fez comentários sobre a parceria. “Usando o veículo definido por software do Hyundai Motor Group, o SmartThings agora funcionará com veículos Hyundai, Kia e Genesis por meio do aplicativo”, disse Kwon. “Todos nós do Hyundai Motor Group apreciamos a nossa parceria com a Samsung e estamos entusiasmados com as novas funcionalidades que traremos aos veículos por meio de uma conectividade mais inteligente.”

 

Através do SmartThings, os usuários poderão utilizar comandos de voz para executar remotamente funções em seu carro, como acionar o ar-condicionado antecipadamente ou abrir e fechar janelas. A conectividade SmartThings também vai na direção oposta, com os usuários capazes de controlar as funções domésticas de seus veículos. Os usuários poderão abrir e fechar portas de garagem automaticamente com base na localização do carro, bem como regular a temperatura do ar-condicionado de casa. Todas essas ações podem ser realizadas por meio de comandos de voz.

 



 

Além disso, a Samsung aprofundou ainda mais a parceria de longa data com a HARMAN para elevar a forma como os motoristas experimentam a condução de veículos. Michelle Gattuso, vice-presidente de gerenciamento de produtos da HARMAN, discutiu como as duas empresas estão construindo novas tecnologias para elevar a experiência de direção.

 

“A liderança da Samsung em tecnologia de consumo – juntamente com a experiência automotiva da HARMAN – abriu as portas para experiências revolucionárias como HARMAN Ready Care, Ready Vision e Ready Display”, disse Gattuso. “Agora o trabalho que fazemos com a Samsung está cada vez mais integrado. A Samsung e a HARMAN estão trabalhando em conjunto para trazer experiências ainda mais impactantes para todo o ecossistema no banco do motorista”.

 

O Ready Care da HARMAN, que se concentra na segurança do motorista, implementa técnicas de redes neurais de Deep Learning para monitorar o movimento e o estado de alerta cognitivo do motorista, e pode fornecer lembretes e alertas personalizados. Além disso, o Ready Care agora pode identificar se os passageiros são adultos ou crianças e ajustar as configurações de acionamento do airbag de acordo.

 

Além disso, o Ready Vision traz uma exibição intuitiva diretamente nos para-brisas – cortesia da realidade aumentada – na linha de visão dos motoristas, exatamente quando eles precisam. Por exemplo, os motoristas têm acesso a um mapa que é atualizado de acordo com os trajetos em tempo real, além de recomendações do trajeto mais rápido ou onde parar para tomar um café. Outro produto da HARMAN, o Ready Upgrade, permite que as montadoras atualizem frequentemente o hardware e software de seus veículos. Isto mantém os veículos relevantes, modernos e eficientes por mais tempo.

 

Samsung foca em segurança e privacidade em todos os dispositivos


 

Neste futuro de dispositivos profundamente interligados e habilitados para IA, a Samsung reconhece que a segurança e a privacidade são fundamentais. Shin Baik, da equipe de segurança do Mobile eXperience, discutiu as soluções de segurança da empresa como base para a era hiper conectada.

 

Uma dessas soluções é o Samsung Knox Matrix, que agora fornece criptografia ponta a ponta em muitos smartphones Samsung Galaxy e Smart TVs. A tecnologia permitirá que os dispositivos monitorem uns aos outros para identificar e isolar ameaças à segurança. O Knox Vault, que ajuda a manter os dados do usuário seguros em alguns dos dispositivos mais populares da Samsung, foi expandido para abranger mais dispositivos conectados pelo SmartThings, como as TVs Samsung Neo QLED 8K. Além disso, as parcerias da Samsung com grandes empresas de tecnologia permitem que os usuários experimentem segurança e privacidade de uma forma adaptada às suas necessidades específicas.

 

Samsung faz avanços em materiais sustentáveis, gerenciamento de energia e acessibilidade
Enquanto isso, Inhee Chung, vice-presidente do Centro de Sustentabilidade Corporativa da Samsung, destacou os planos da Samsung para uma economia mais circular. Como parte desses planos, a Samsung incorpora cada vez mais materiais reciclados em seus produtos, incluindo plástico proveniente de redes de pesca descartadas em dispositivos Galaxy15, plástico reciclado em TVs e alumínio reciclado em refrigeradores Bespoke16. Além disso, o programa Certified ReNewed da empresa – disponível nos EUA e em países europeus selecionados – oferece celulares recondicionados a preços acessíveis, enquanto o Galaxy Upcycling permite que os consumidores reutilizem ou reaproveitem seus celulares antigos de maneiras criativas. A empresa também planeja aumentar a reciclagem.

 

Quanto às formas como a tecnologia da Samsung contribui para os esforços de sustentabilidade, a empresa utiliza a IA para tornar o uso dos seus produtos mais eficiente em termos energéticos através de funcionalidades como o SmartThings AI Energy Mode, que otimiza automaticamente o consumo de energia para ajudar a economizar em eletricidade. Estas características são mais um exemplo de como a tecnologia de IA não só facilitará a vida, mas também permitirá que os consumidores vivam de uma forma mais responsável do ponto de vista ambiental e econômico.

 

Graças a uma nova colaboração com a Tesla, o SmartThings Energy está se tornando ainda mais útil dentro e fora de casa. A colaboração integrou SmartThings Energy com produtos Tesla, incluindo veículos elétricos (EVs), a bateria doméstica Powerwall, Solar Inverter e solução de carregamento de EV Wall Connector. Outro benefício é que os usuários do SmartThings Energy podem aproveitar as vantagens da função Powerwall “Storm Watch” do aplicativo Tesla, que sinaliza condições meteorológicas críticas por meio do SmartThings não apenas no aplicativo Tesla, mas também nas TVs Samsung e smartphones conectados dos usuários. O SmartThings também pode ajudar os usuários a se prepararem para quedas de energia, ativando o AI Energy Mode para estender o tempo de uso da energia de reserva armazenada em seus Tesla Powerwalls.

 

A Samsung está adicionando novos recursos para aumentar a acessibilidade dos dispositivos, como aparelhos que respondem a gestos de mãos livres. Além disso, os dispositivos móveis fornecem legendas geradas automaticamente durante as chamadas, e as TVs e monitores oferecem um novo recurso de conversão de texto em fala habilitado para IA que converte legendas em áudio falado. Para ajudar ainda mais as pessoas com baixa visão, o Relumino Together é um novo modo de visualização nas TVs Samsung que permite que usuários de todos os níveis de habilidade assistam TV juntos, com ou sem ajustes visuais. Agora, todos podem desfrutar de entretenimento em casa ao mesmo tempo.

 

*Não há previsão de lançamento dos novos produtos e serviços anunciados no Brasil.
1 O nome do produto é apenas para a América do Norte. O produto é referido como “Geladeira de porta francesa de 4 portas sob medida com Family Hub™+” em outras regiões.
2 Não significa que todos os serviços disponíveis no refrigerador Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™+ sejam IA ou gerem informações ou resultados usando IA. Os serviços/recursos que usam modelos de aprendizagem profunda são limitados a 1) AI Vision Inside e 2) recursos Bixby.
3 Em março de 2024, o AI Vision Inside pode reconhecer 33 itens alimentares, como frutas frescas e vegetais. Se o alimento estiver coberto à mão e não for reconhecível, pode ser listado como um item desconhecido. A câmera não consegue identificar ou listar nenhum alimento nas caixas da porta da geladeira ou no freezer. A detecção e identificação de alimentos baseia-se em nosso modelo de aprendizagem profunda treinado com um conjunto predefinido de dados e pode gerar informações incompletas ou incorretas. Novos conjuntos de dados podem ser introduzidos em nosso modelo de aprendizagem de tempos em tempos para aumentar sua precisão.
4 Não significa que todos os serviços disponíveis no AI Hub sejam IA ou gerem informações ou resultados usando IA. Os serviços/recursos que usam modelos de aprendizagem profunda são limitados a 1) AI Smart Dial 2) AI Opti Wash & Dry e 3) recursos Bixby. Os modelos de aprendizagem podem ser atualizados periodicamente e produzir informações incompletas ou incorretas.
5 Atualmente em desenvolvimento e sujeito a alterações.
6 Espera-se que o AI Object Recognition atualizado esteja disponível no segundo semestre de 2024.
7 Ainda não disponível no Brasil.
8 O cronograma de entrega e disponibilidade dos recursos pode variar de acordo com o mercado e o dispositivo. Requer uma conta Microsoft para fazer login.
9 Os usuários devem vincular seu telefone ao Galaxy Book4 por meio de ‘Link to Windows’ no celular e do aplicativo Microsoft Phone Link no PC e seguir as instruções de configuração. O smartphone Galaxy deve ser OneUI 1.0 ou superior. Requer a mesma conta MS, conexão de rede Wi-Fi para ser usada no PC e no telefone. A disponibilidade pode variar de acordo com o dispositivo.
10 Light Detection and Ranging (LiDAR) é uma tecnologia óptica usada para detecção de distância.
11 O SmartThings poderá informar a(s) pessoa(s) designada(s) sobre uma possível emergência se detectar indícios de queda através de sensores de presença de parceiros com função de detecção de queda ou do relógio Galaxy. Espera-se que o serviço de detecção de quedas esteja disponível ainda este ano.
12 As informações de contato e mensagem mostradas no Modo Perdido deverão ser cadastradas previamente no aplicativo SmartThings, juntamente com o cadastro do usuário por e-mail. O dispositivo do localizador SmartTag2 deve suportar leitura NFC e estar conectado à internet.
13 O Samsung Daily+ oferece acesso a serviços de consulta veterinária terceirizados, como o Dr.
14 Veículo Definido por Software
15 Plástico reciclado proveniente de redes de pesca descartadas é incorporado à série Samsung Galaxy S22, série Galaxy S23, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Flip4, Galaxy Z Fold4, Galaxy Z Flip5, Galaxy Z Fold5, Galaxy Tab S9 Series, Galaxy Tab S9 FE série, série Galaxy Book3, série Galaxy Book4, Galaxy Buds2 Pro, Galaxy Buds FE e muito mais.
16 O alumínio reciclado é incorporado nos painéis das portas dos refrigeradores BESPOKE para modelos como RQ38B9981APG, RR40B9971APG, RR40B99C5AP/**, RW33B99*****, RW33B99C5TF/**, RZ38B98***** e RZ38B98C5AP/**

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp