08/01/2024 às 18h49min - Atualizada em 12/01/2024 às 00h00min

Com ingressos esgotando, espetáculo de dança une tecnologia e corpo

Separadas por cerca de 50 anos, as bailarinas dançam com luzes e sombras

Julia Ourique
OrBe Comunicação
Equipe Inconstante (Glauber, Julia, Cecilia, Bárbara e Gabriela) - Credito Bernardo Firme


 

Conhecidos na cena artística capixaba, Gabriela Moriondo e Glauber Vianna reúnem suas expertises em dança e cenografia no espetáculo “Inconstante”, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, na Casa da Música Sônia Cabral. No palco, as bailarinas Cecília Hermeto (1951), Bárbara Veronez (1987) e Julia Fachetti (2000), buscam provocar no público uma profunda reflexão sobre a vida. Montada por meio de flashbacks, a ideia é sincronizar momentos de luz e sombra, unir som e corpo, enquanto se apoia em fragmentos de memória explorando cenários do passado, presente e futuro como um só. 

 

O espetáculo foi idealizado a partir do encontro da dança com a tecnologia, fruto dos encontros dos artistas Gabriela Moriondo e Glauber Vianna. Responsável pela direção artística, Vianna traz em suas obras a união da experiência audiovisual e das linguagens tecnológicas e híbridas. Em busca de promover um ambiente de imersão e sinestesia. Inspirado pelo Expressionismo Alemão, pela obra “You and I, Horizontal”, do artista inglês Anthony McCall, e pelo artista plástico Martin Messier, “Inconstante” é um emaranhado artístico.

 

“A narrativa de acontecimentos inconstantes do espetáculo é marcada por uma sucessão de fragmentos da vida, revelados pela luz e ocultados pela ausência dela; uma relação de luz e sombra que coexistem para criar uma experiência sensorial entre corpo, tempo e espaço. O contraste dramático na iluminação contribui para a imersão no inconsciente da caixa cênica, destacando a performance das três bailarinas. Utilizando ‘neblina’ e feixes de luz que gradualmente se contraem e varrem o ambiente, a obra cria uma experiência de ilusões. Essa abordagem multidisciplinar, envolvendo projeções e luzes físicas manipuladas pelas próprias bailarinas, ressignifica o cenário, proporcionando uma experiência visualmente única.”, descreve Glauber.

 

Em paralelo, a direção coreográfica de Gabriela Moriondo é construída a partir de laboratórios de criação com as próprias bailarinas.

 

“Em termos de corpo e movimento, a performance surge a partir de exercícios sensoriais que provocam reações primitivas do corpo. Considerando que guardamos memórias também a nível de corpo, o espetáculo se baseia nessa resposta física ao som, à lembrança, à luz e à ausência dela em meio à gestos ora performativos ora cotidianos. Este intercâmbio entre artistas de diferentes linguagens na montagem e de bailarinas com idades e históricos tão distintos na dança (dança clássica, dança flamenca e dança afro), é algo que contribui para a concretização desse espetáculo imersivo, que traz a ideia de interrupção cronológica e espacial e que aborda diferentes, complexas e curiosas nuances de fragmentos de memórias do passado, presente e futuro para esta teia dramatúrgica.”, finaliza Moriondo.

 

Este espetáculo não é recomendado para pessoas com fotossensibilidade. O público também poderá acompanhar o ensaio aberto, que será realizado no dia 12 de janeiro (sexta-feira) com entrada gratuita e inscrição por meio do formulário (a partir do dia 4 de janeiro de 2024). No dia 14 de janeiro (domingo), a apresentação contará com transmissão ao vivo pelo Instagram do Inconstante (https://www.instagram.com/in__constante). O projeto é apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo - SECULT/ES por meio do edital 10/2022.

 

Conheça as bailarinas

 

Cecília Hermeto (1951) é uma mineira que reside no Espírito Santo desde 1981. Iniciou seus estudos em balé clássico com Klauss Vianna em 1956, e desenvolveu sua formação com o maître de balé Carlos Leite. Em 1972, realizou cursos de balé clássico em Houston, no Texas (EUA) e participações na American Ballet Theatre, ainda nos Estados Unidos. Cecília foi Primeira Bailarina na Fundação Palácio das Artes, tendo ingressado em seu ano de inauguração (1972) e, além disso, recebeu uma bolsa de estudos para o Royal Ballet School (Londres, UK), estudando dança na Inglaterra entre 1974 e 1975. Cecília Hermeto dançou todos os balés de repertório além de realizar uma turnê com o bailarino Mikhail Baryshnikov. Ainda, foi professora e diretora de escolas de ballet, como o Studio internacional de Ballet (Vitória, ES) e Escola Cor da Pele (Belo Horizonte, MG). Atualmente, a artista atua como professora de dança clássica do Studio Reverence, na capital capixaba.

 

Bárbara Veronez (1987) é bailarina, cantora e educadora capixaba.Possui formação em dança Clássica, Contemporânea e Flamenca. Em 2014, passou a construir uma trajetória de criação cênica autoral marcada pela implicação entre ritmo e dança. Integra o grupo musical Abre a Roda - Mulheres no Choro (Belo Horizonte, MG) e foi bolsista residente na Fundação Clóvis Salgado (2016-2019) com a pesquisa-ação "Corpo Ritmado e uma Geografia do Gesto Dançado". Em 2024, lançará seu filme de dança “Ni Una Ni Uno” e está em processo de gravação do seu primeiro EP "Na palma da mão".

 

Julia Fachetti (2000) tem 23 anos e se reconhece como uma artista negra multidisciplinar residente no território periférico capixaba. Estudante de Artes Plásticas na UFES e formada em Dança pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música - FAFI (ES), sua atuação no campo da arte e cultura abrange dança, produção cultural e mediação cultural. Atualmente integra o Coletivo Emaranhado, como bailarina e instrutora de dança, e o Projeto Subúrbio, onde atua como produtora cultural.

 

Serviço

Ensaio aberto “Inconstante”

Data: 12 de janeiro de 2024 (sexta-feira)

Horário: 9h30 às 11h

Local: Casa da Música Sônia Cabral

Endereço: Rua João Clímaco, s/nº - Centro - Vitória (ES)

Ingressos: Gratuitos

Classificação: Livre

 

Espetáculo de dança “Inconstante”

Data: 12, 13 e 14 de janeiro de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)

Horário: 19h

Local: Casa da Música Sônia Cabral

Endereço: Rua João Clímaco, s/nº - Centro - Vitória (ES)

Ingressos: Gratuitos

Adquira online: https://www.sympla.com.br/evento/inconstante-espetaculo-de-danca-contemporanea/2290852

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp