30/04/2024 às 12h10min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h09min

50 anos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é celebrado em coquetel, em São Paulo

Na ocasião, houve lançamento de livro comemorativo e inauguração de exposição

Mira Comunicação
Créditos: Júlio Acevedo


O aniversário dos 50 anos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano foi celebrado em coquetel realizado na tarde de domingo (28), na sede da Fundação, com cerca de 320 convidados. Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – 50 anos”, que, além de um belo projeto gráfico e de textos de especialistas sobre o precioso acervo da instituição, traz um breve relato da história não só da Fundação, mas daqueles que a constituíram e originaram seu nome. O evento também contou com a inauguração de uma exposição, estruturada a partir dos diferentes temas resultantes da pesquisa minuciosa que levou à elaboração do livro. 

“É o momento de fazer um resgate do que a Fundação representa para o país, tanto como patrimônio da arquitetura e do paisagismo modernista brasileiro, quanto em relação à inestimável coleção que abriga”, diz Érico Vital Brazil, diretor de produção da Fundação. 

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano foi instituída em março de 1974, por Oscar Americano e seus descendentes. Trata-se de um patrimônio arquitetônico-paisagístico único do modernismo brasileiro. Seu rico e valioso acervo, tanto do ponto de vista histórico quanto artístico, assim como as atividades culturais de alta qualidade que promove faz da instituição um excepcional legado da família Americano para a cidade de São Paulo e para o Brasil. 

“HERANÇA DE SABEDORIA”, por Rafael Schunk 

Para além do apreço estético por obras do modernismo e do passado luso-brasileiro, europeu, africano ou asiático, observa-se, na coleção da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, a salvaguarda de raros exemplares que contam histórias de épocas, etnias, artes e ofícios variados, reunidos com grande consciência de civilidade, perseverança e sensibilidade.  

O relevante patrimônio histórico e artístico legado pela família Americano, há 50 anos, à cidade de São Paulo e ao Brasil, representa um testamento atemporal ao alcance de toda coletividade: simbiose entre cultura, arquitetura e meio ambiente. Um significativo testemunho de sociedades, camadas de conhecimento acumuladas no decorrer dos séculos: o sacro, o profano e o cotidiano confrontados.  

Encontram-se objetos de grande interesse plástico e educativo, compondo um acervo em constante processo de compreensão e ressignificação. São experiências narrativas únicas na construção de conhecimentos sobre os tempos passados; testemunhos de lutas, desafios e conquistas na formação de um país mais justo e equilibrado; compromisso com a memória do Brasil – uma herança de sabedoria para a posteridade. 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições e várias atividades culturais – o objetivo socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp