15/01/2024 às 15h16min - Atualizada em 15/01/2024 às 20h02min

Jardim Santa Terezinha: um bairro que é “um achado” em São Paulo

Moradores dificilmente se mudam de lá por causa do clima familiar e solidário

Yara Rocca
https://jardimsantaterezinha.com.br/bairro
Yara Rocca


O que regiões bem distintas entre si, como a zona leste e a zona sul de São Paulo, têm de diferente? Bem, segundo a jornalista Yara Rocca que morou em cada uma dessas regiões, ela encontrou muitas coisas que facilitaram o seu dia a dia em diferentes momentos de vida e destaca o que encontrou de melhor em cada uma delas.

Na zona sul, ela morou a maior parte de sua vida nos bairros de Vila Mariana e Moema. Ela teve acesso a uma gama maior de serviços de saúde física e mental, a instituições de ensino superior, a cursos e terapias alternativas, metrô que agilizava os deslocamentos, shoppings, bares, restaurantes, parques, teatros, cinemas e várias opções de lazer e cultura numa quantidade que ela não encontrou na zona leste.

Ela viveu lá com sua mãe até completar 90 anos de idade e com sua irmã que é PCD intelectual e auditiva. Na Vila Mariana elas puderam tratar seus problemas de saúde com ótimos médicos, hospitais e clínicas médicas. Em Moema elas puderam desfrutar de momentos de lazer no Parque do Ibirapuera, fizeram compras nos Shopping da região, experimentaram sabores novos em diversos restaurantes e experiências gastronômicas inesquecíveis.
Foi na zona sul que Yara se graduou em jornalismo e deu início a sua vida profissional atuando como Assessora de Imprensa atendendo empresas também localizadas na zona sul.
Yara morou lá até seus 50 anos de idade e percebeu que estava no lugar certo para cada fase da vida e teve acesso a tudo que precisava em momentos marcantes como quando recebeu o diagnóstico de miastenia grávis e passou a se tratar na Unifesp com especialistas nessa doença.
Quando sua irmã pode estudar em escolas especiais para PCDs como ela. Quando sua mãe idosa começou a sofrer quedas por causa da idade e osteoporose (ela fraturou os dois fêmures, um braço e um ombro) e precisou de internações hospitalares e a contratação de uma equipe multidisciplinar que deu continuidade aos tratamentos em home care.
Quando vivenciou um noivado de 7 anos e seu término para se dedicar exclusivamente aos cuidados com a mãe e a irmã, etc.

Na zona leste, especificamente o bairro Jardim Santa Terezinha, onde ela mora há pouco mais de 7 anos, Yara define o local como um lugar onde a longevidade e a solidariedade entre vizinhos e comerciantes são bem-vindas onde os moradores desfrutam de muito acolhimento, respeito as diferenças, solidariedade, segurança, pertencimento e qualidade de vida.

Foi nesse bairro que ela perdeu sua mãe e recebeu apoio incondicional dos vizinhos e primos também moradores da região. Passou a morar numa rua com condomínios de prédios rodeada por uma reserva florestal onde tem um parque e um mirante com uma vista linda para apreciar o pôr do sol nos finais de tarde e pode conviver com o som dos pássaros e até com esquilos que entram diariamente em seu condomínio para pegar coquinhos que caem das árvores e levam para comer dentro da floresta.

O balanço que Yara faz tanto da zona sul quanto da zona leste é que os perfis dos moradores, comerciantes e a estrutura dessas regiões são bem distintos e claros.          

Na Vila Mariana e Moema as pessoas podem contar com ótimos serviços em geral, educação e estrutura as quais elas estão acostumadas e têm condições de pagar.

Já no Jardim Santa Terezinha a grande maioria das pessoas conta com uma rede de apoio a quem recorrem sempre que precisam e porque já passaram por necessidades e sabem bem o que é isso, hoje elas são mais solidárias e estão absolutamente dispostas a ajudar o próximo assim como um dia elas também foram ajudadas.

Existe uma relação de total confiança e segurança no comércio e todo mundo se conhece e vive num clima de cordialidade e boa vontade uns com os outros.
E a boa notícia é que a "fórmula" para viver mais e melhor está disponível para todos, basta ter vontade e comprometimento para incorporá-la no seu dia a dia.

Entenda a seguir o que torna esse bairro um verdadeiro “achado” em São Paulo.

Movimentar o corpo – dá para fazer caminhadas e se exercitar no parque Nair Belo e na UBS Jardim Santa Terezinha, além das academias instaladas nos condomínios.
Manter a mente ativa – O time de profissionais da UBS do bairro é maravilhoso e não mede esforços para atender bem a todos que se tratam lá e sem ter que pagar nada pelo excelente atendimento e cuidado que recebem. Tem atividades para todas as necessidades, gostos e idade, além da socialização que faz muito bem á mente de qualquer pessoa.
Ter propósito de vida – Os habitantes do bairro vivem focados em cumprir o seu propósito de vida. Seja cuidando bem da sua família, do seu trabalho, das suas relações sociais e amorosas, com os vizinhos, com seus pets e parentes, com o seu relacionamento com Deus.
Respeitar o descanso – O bairro respeita o horário comercial e fora dele dá para perceber o som dos pássaros e até mesmo do silêncio através da natureza que está muito presente em toda parte.
Cuidar da espiritualidade – No bairro as pessoas também encontram templos religiosos e a própria natureza para se conectarem a Deus.
Fortalecer a humildade – Se tem uma coisa que permeia a vida e as relações entre todos no bairro é a humildade. Não existe gente se sentindo superior aos outros, competindo, sendo arrogante, desumana, soberba, orgulhosa. Todos ali sabem qual é o seu real tamanho e onde é o seu devido lugar e estão bem com isso. Não vivem se comparando e tentando ser melhor do que ninguém. Elas já sabem muito bem quem elas são e permanecem firmes nessa posição.
Solidariedade entre os vizinhos – A grande maioria dos vizinhos se conhece e se ajuda mutuamente sem negar favor a ninguém.
Comércio amigável – Os comerciantes conhecem de perto os seus clientes e fazem de tudo para atendê-los bem e com simpatia, afeto e cordialidade.
Espero ter conseguido transmitir um pouco do que é o bairro Jardim Santa Terezinha e colocá-lo na sua lista de escolha de melhor lugar para se viver e envelhecer na cidade de São Paulo.


Para saber mais sobre o bairro acesse www.jardimsantaterezinha.com.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp