13/05/2024 às 13h32min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h03min

Instituto Akatu e Abrafati desenvolvem programa setorial de sustentabilidade inédito na indústria de tintas mundial

Iniciativa conduzida pela Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas em parceria com a ONG Akatu visa mobilizar fabricantes e ampliar as boas práticas em sustentabilidade do setor

Imprensa
divulgação


Instituto Akatu e Abrafati desenvolvem programa setorial de sustentabilidade inédito na indústria de tintas mundial

Iniciativa conduzida pela Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas em parceria com a ONG Akatu visa mobilizar fabricantes e ampliar as boas práticas em sustentabilidade do setor

O Brasil é o 5º maior produtor mundial de tintas e o principal na América Latina, colocando no mercado mais de 1,8 bilhão de litros de tintas em 2023. Nesse contexto, como forma de ampliar a transparência e as boas práticas em sustentabilidade do setor, Instituto Akatu e Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) desenvolveram o Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS), iniciativa pioneira e inédita no mundo dentro do setor de tintas.

Implementado em 2022, o programa começou como um sistema de avaliação de indicadores em sustentabilidade e no último biênio se transformou em um hub de inovação e soluções, elevando a maturidade de fabricantes de tintas em práticas ESG. Os resultados revelam que há um caminho significativo já percorrido e um processo de melhoria contínua em andamento, indicando ao mesmo tempo desafios e oportunidades para o setor para demandas além das obrigatórias por leis e regulações.

“Parcerias como essa com a Abrafati são estratégicas dentro da atuação do Akatu de mobilizar a sociedade para o consumo consciente e a sustentabilidade”, avalia Lucio Vicente, diretor geral do Instituto Akatu. “Por meio de programas setoriais, podemos desenvolver ações estratégicas e obter avanços em larga escala, com impactos positivos diretos para as empresas envolvidas, seus colaboradores e toda a sociedade.”

Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, ressalta que o desenvolvimento do programa envolveu muito estudo e pesquisa. “Fizemos escutas com diversos stakeholders e benchmark com outras associações no Brasil e no exterior, em um trabalho bastante criterioso. Já estamos vendo resultados e iremos colher muitos frutos nos próximos anos”, afirma. “Vamos seguir desenvolvendo uma série de iniciativas em sustentabilidade, tema fundamental para nós enquanto setor e para as próximas gerações.”

Sobre o Akatu: O Instituto Akatu é uma ONG sem fins lucrativos que atua há 23 anos de forma pioneira no incentivo ao consumo consciente e à adoção de estilos de vida mais sustentáveis. Suas atividades estão focadas em mudar o comportamento do consumidor por meio de campanhas, conteúdos, pesquisas, projetos e programas educacionais desenvolvidos em parceria com o poder público e privado. O Akatu atua junto a diferentes empresas e setores da economia, identificando oportunidades para novos modelos de atuação que priorizem o respeito ao meio ambiente e ao bem-estar, enquanto promovam a prosperidade. Confira mais sobre nosso trabalho em akatu.org.br.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA BUSCH RIGO NEVES BEZERRA
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp