16/01/2024 às 16h00min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h01min

8 dicas para escolher o curso de graduação dos seus sonhos

Especialista dá dicas de como fazer uma auto analise e descobrir em qual curso você mais combina e pode ter uma carreira de sucesso

DezoitoCom
Divulgação


A escolha de um curso universitário é um marco significativo na vida de um jovem. Segundo pesquisa da Universidade de Chicago (EUA), metade dos estudantes entram na universidade sem ter certeza de sua escolha de curso, e 75% mudam de curso pelo menos uma vez antes de se formarem. Para evitar fazer uma escolha errada, entender as próprias paixões e habilidades é o primeiro passo para uma escolha assertiva. Um estudo da Universidade de Stanford revelou que estudantes que escolhem cursos alinhados com seus interesses e habilidades têm maior probabilidade de sucesso acadêmico e satisfação profissional. 
 

Para Felipe Constâncio, Gerente de Expansão e Relacionamento do Centro Universitário UNASP, escolher o curso ideal é basicamente como desenhar o caminho de um mapa para o futuro. “Não é sobre apenas uma simples escolha, mas um investimento na paixão, nas habilidades e na realização dos sonhos do candidato”. 
 

Pensando nisso, veja algumas dicas que podem ajudar a compreender qual curso pode ser ideal para você: 
 

1. Entendendo Suas Paixões e Habilidades: Antes de tudo, é essencial que os futuros estudantes façam uma autoanálise para entender suas verdadeiras paixões e habilidades. Pergunte a si mesmo sobre os assuntos que mais despertam seu interesse e as atividades nas quais você se destaca. Este é o ponto de partida para escolher um curso que não apenas lhe trará satisfação pessoal, mas também profissional.
 

2. Pesquise sobre o curso e seus interesses: Uma vez que você tenha uma ideia sobre seus interesses, o próximo passo é pesquisar sobre os cursos relacionados. Isso inclui entender o currículo, as perspectivas de carreira, e quais habilidades serão desenvolvidas. 
 

3. Entenda a realidade do mercado: É crucial considerar a realidade do mercado de trabalho para a área de estudo escolhida. Investigue a demanda por profissionais, as possíveis áreas de atuação, e as tendências futuras e principalmente o quesito salarial.
 

4. Procure sobre as instituições de ensino: A escolha da universidade ou faculdade é tão importante quanto a escolha do curso. Pesquise sobre a reputação da instituição, a qualidade do corpo docente, as instalações disponíveis, e as parcerias com empresas e outras universidades. Também se atente se aquela instituição é certificada pelo MEC (Ministério da Educação).
 

5. Flexibilidade e Interdisciplinaridade: Considere cursos que ofereçam certa flexibilidade ou interdisciplinaridade. Isso pode ser particularmente útil se você tem múltiplos interesses ou ainda está indeciso. 
 

6. Experiência Prática e Estágios: Busque cursos que ofereçam oportunidades práticas, como estágios, projetos com empresas, ou experiências internacionais. Essas experiências não só enriquecem o aprendizado, mas também proporcionam uma vantagem no mercado de trabalho.
 

7. Suporte e Recursos da Universidade: Avalie os recursos e o suporte que a universidade oferece aos estudantes. Isso inclui serviços de orientação profissional, suporte psicológico, atividades extracurriculares, e recursos de aprendizagem, como bibliotecas e laboratórios. 
 

8. Ouça Seu Instinto: Sempre ouça seu instinto. Depois de considerar todos os fatores acima, confie em seus sentimentos em relação à sua escolha. A escolha do curso ideal deve ressoar com seus objetivos, paixões e aspirações pessoais.
 

Vale destacar que mercado de trabalho atual está em constante evolução. De acordo com dados do Instituto de Estatísticas da UNESCO, as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) estão crescendo rapidamente, com um aumento de 30% nas oportunidades de emprego previsto para a próxima década. Este fato pode ser considerado na escolha do curso.
 

Felipe ainda ressalta que, é importante ter um curso alinhado com seus interesses e valores, que faça com que você se sinta bem consigo mesmo, pois ele moldará sua trajetória profissional. “Cada disciplina do curso da qual você se identifica é uma porta para oportunidades únicas e conexões poderosas e autênticas. Em resumo, o curso certo não só irá educar o candidato(a), mas também definirá quem a pessoa se tornará”.
 

O gerente de expansão do Unasp cita como exemplo a instituição em que trabalha. "Oferecemos opções variadas pra quem vai cursar o Ensino Superior. São 18 cursos, nas áreas de Humanas, Exatas, Tecnologia e Biológicas, em que atualmente já existem cerca de 4 mil estudantes. Todos os anos, recebemos milhares de jovens que estão definindo seu futuro profissional. Para alguns casos, oferecemos inclusive alojamento dentro do próprio campus, que também possui uma moderna de estrutura de alimentação, lazer, estudo e pesquisa. Temos uma tradição de ensino de qualidade há mais de 118 anos. Quem mora próximo da Zona Sul, região do capão Redondo, o Unasp é uma excelente opção, muito bem avaliada em vários cursos pelo MEC. Caso tenha interesse em concorrer a uma Bolsa, acesse o link , finaliza.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp