31/05/2024 às 10h44min - Atualizada em 03/06/2024 às 08h01min

Jovens de baixa renda de Indaiatuba poderão se beneficiar do Projeto Núcleo Audiovisual

A iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
Divulgação projeto Núcleo Audiovisual


 

Ministério da Cultura e John Deere apresentam:

Projeto Núcleo Audiovisual ensina jovens de baixa renda de Indaiatuba (SP) a produzir conteúdo para redes sociais

A iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação

 

Diante da democratização na produção e consumo de conteúdo digital que vivemos nos últimos anos, o projeto Núcleo Audiovisual tem como missão capacitar 80 jovens de baixa renda moradores de Indaiatuba (SP) a produzir vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. A iniciativa acontece entre os dias 3 de junho e 2 de agosto, e conta com uma série de oficinas audiovisuais e dois eventos de encerramento.

O produtor responsável pela iniciativa, Jonas Zilberleib, conta que "para nós é muito importante aliar impacto social com projetos culturais, o projeto Núcleo Audiovisual gera conhecimento e oportunidades para jovens e adultos no meio do audiovisual e ajuda a fomentar a indústria criativa local".

*

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Núcleo Audiovisual tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Além de Indaiatuba, o projeto passa, ainda em 2024, pelos municípios de Salto (SP) e Campinas (SP) e oferece a formação gratuita para jovens a partir de 13 anos. Durante as aulas, serão produzidos 60 vídeos de até 5 minutos, que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

O projeto Núcleo Audiovisual é uma ação cultural realizada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Indaiatuba tem patrocínio da John Deere e conta com apoio da Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga, Escola Estadual Profª Maria Bernadete Amgarten Peres, Escola Estadual Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, Centro Cultural Hermenegildo Pinto e SESI Indaiatuba.

Atividades do Núcleo Audiovisual

O projeto inicia com a formação em produção de vídeo para redes sociais, que acontece em diferentes datas em cinco turmas. A oficina acontece entre os dias 3 e 14 de junho, de segunda a sexta-feira, na Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga (das 13h às 16h); na EE Profª Maria Bernadete Amgarten Peres (das 10h às 13h30); e na EE Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado (das 19h às 22h). Uma turma extra terá aulas no SESI Indaiatuba, de 15 de julho a 2 de agosto, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Para se inscrever, os interessados precisam ter no mínimo 13 anos e preencher a ficha de interesse disponível nos links abaixo.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retoques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

E, para encerrar o projeto haverá um evento de formatura para os alunos das escolas no Centro Cultural Hermenegildo Pinto, no dia 1º de julho, das 17h às 20h30. Na ocasião, o evento será gratuito e aberto ao público que exibirá os vídeos produzidos no curso e ainda rola um setlist de DJ. Para a turma do SESI Indaiatuba, o evento acontece na própria instituição, no dia 12 de agosto, às 13h30.

Serviço

Núcleo Audiovisual – Numen Produtora

Indaiatuba: de 3 de junho a 2 de agosto

 

Oficina de produção de vídeos para redes sociais

 

Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga

Endereço: Alameda José Boldrini, 187 - Itaici, Indaiatuba 

Quando: 3 a 14 de junho, de segunda a sexta, das 13h às 16h

Inscrições: https://forms.gle/zWMsjyCDoQPxTKMCA

 

Escola Estadual Profª Maria Bernadete Amgarten Peres 

Endereço: Rua Santo Amaro - Jardim Paulista I, Indaiatuba 

Quando: 3 a 14 de junho, de segunda a sexta, das 10h às 13h30

Inscrições: https://forms.gle/QNr5yyk8MNk488K17

 

Escola Estadual Profª Annunziatta Leonilda Virginelli Prado

Endereço: Rua Orlando Barnabé, 377 - Jd M Sol, Indaiatuba

Quando: 3 a 14 de junho, de segunda a sexta, das 19h às 22h

Inscrições: https://forms.gle/aU9FqjiEDWyT5DUr5

 

SESI Indaiatuba

Endereço: Av. Francisco de Paula Leite, 2701 - Jardim California, Indaiatuba

Quando: 15 de julho a 2 de agosto, de segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h

Inscrições: https://forms.gle/eveHSKfYErzRHZhR8






 

Encerramento do projeto:

 

Centro Cultural Hermenegildo Pinto

Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol, Indaiatuba

Quando: 1º de julho, das 17h às 20h30

 

SESI Indaiatuba

Endereço: Av. Francisco de Paula Leite, 2701 - Jardim California, Indaiatuba

Quando: 12 de agosto, às 13h30.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp