17/01/2024 às 18h09min - Atualizada em 17/01/2024 às 22h37min

Entenda como ingressar no ensino superior particular usando sua nota do ENEM

Especialista da universidade dá dicas de como entrar no tão sonhado curso com o resultado do ENEM

DezoitoCom
Divulgação


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Todos os anos, milhões de jovens se preparam para realizar essa prova, que avalia seus conhecimentos em diversas áreas de conhecimento. Ele é importante porque oferece diversas oportunidades para os jovens que querem continuar seus estudos após o ensino médio.
 
Com a nota do exame, é possível participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que permite concorrer a vagas em universidades públicas, o Programa Universidade para Todos (PROUNI), que concede bolsas de estudo em instituições privadas, além do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que facilita o pagamento das mensalidades em faculdades particulares. O ENEM também é aceito como forma de ingresso em algumas universidades estrangeiras, ampliando as possibilidades de intercâmbio e de formação internacional.
 
Nesse cenário, é importante incentivar os jovens a realizar um curso superior, pois chances de inserção no mercado de trabalho aumentam. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre as pessoas com ensino superior completo, ou seja, que concluiram o curso, é de 6,6%, enquanto entre as que têm apenas o ensino médio é de 18,5%.

Através da nota obtida na prova, o candidato comprova estar apto para cursar o ensino superior. Segundo Ana Kely Araújo Campos, gerente de marketing do Centro Universitário Newton Paiva, atualmente, a forma mais comum de entrada no ensino superior é o ENEM. Ter um curso superior também significa ter acesso a mais conhecimento, a mais cultura e a mais oportunidades de aprendizado e de crescimento.”, afirma.
 
No entanto, ingressar e concluir um curso superior não é uma tarefa fácil. É preciso esforço e planejamento. Além de estudar para o ENEM e para os vestibulares, é preciso escolher um curso que esteja de acordo com o perfil, os interesses e os objetivos de cada um. E, claro, é preciso considerar os custos envolvidos, como mensalidades, transporte, alimentação, material didático, entre outros.
 

Uma das opções para quem quer fazer um curso superior de qualidade, com mensalidades acessíveis e com a nota do ENEM é o Centro Universitário Newton Paiva, uma das maiores e mais tradicionais instituições de ensino de Minas Gerais. São mais de 50 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas, saúde, tecnologia e negócios, com professores qualificados, laboratórios modernos, projetos de extensão, pesquisa e inovação, parcerias com empresas e instituições renomadas, e programas de intercâmbio e de estágio.
 
Além disso, a instituição tem uma política de descontos e de bolsas que facilita o acesso e a permanência dos estudantes, como o Desconto ENEM, que concede até 100% de desconto na mensalidade de acordo com a nota obtida no exame. “Na Newton, o candidato pode se inscrever com o exame, basta entrar no site, escolher o curso e a modalidade (Presencial, EAD ou Híbrido), fazer a opção do ENEM no processo seletivo. Em seguida, ele insere o comprovante da nota e finaliza a inscrição e a matrícula. Ele pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos 10 anos e concorre a descontos da mensalidade de acordo com a nota. Quanto maior a nota, maior o desconto”, pontua Ana Kely.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp