24/06/2024 às 16h12min - Atualizada em 25/06/2024 às 08h00min

Sicoob UniCentro Br reúne instituições goianas para discutir ESG na área médica

Evento realizado no auditório da cooperativa financeira, na última terça-feira (18), contou com a presença de representantes do Codese, Instituto Unimed Goiânia e Instituto Consciente

KASANE COMUNICAÇÃO
Divulgação


No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), instituições goianas se reuniram para compartilhar experiências de ESG (sigla que em inglês significa Environmental, Social and Governance, em tradução livre: ambiental, social e governança). O evento foi realizado na tarde da última terça-feira (18), no auditório do Sicoob UniCentro Br, partindo do tema ESG na área médica. Na ocasião, estiveram presentes representantes da cooperativa financeira, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese-Goiânia), do Instituto Unimed Goiânia e do Instituto Consciente, que apresentaram ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, que têm implementado em seus respectivos setores. 

Anfitrião do ciclo de palestras, o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, recebeu os convidados, destacando que iniciativas de ESG fazem parte do cooperativismo desde a sua origem. “Ver outras empresas, de outros segmentos, enxergando a importância de trabalhar ações de governança e sucessão, além da cultura ambiental e social, é gratificante pois reforça o exemplo que o sistema cooperativista e outras organizações vêm trazendo ao longo do tempo”, pontuou o dirigente. Para o diretor de Relacionamento e Inovação da instituição, José Umberto Vaz de Siqueira, o evento representou um marco. “Trata-se de um assunto que incomoda o nosso dia a dia, e promover a união de quatro instituições fortes para desenvolver projetos em conjunto é algo que pode gerar muito impacto”, ressaltou. 

Também presente no evento, o Instituto Unimed Goiânia – braço socioambiental da Unimed Goiânia –, por meio do seu presidente, Frederico Moraes Xavier, destacou a importância de integrar práticas sustentáveis. Ele mencionou que o Instituto tem por finalidade colaborar com o desenvolvimento da população, por meio de ações que proporcionem à sociedade melhores condições de vida, de maneira sustentável e atuando primordialmente nos eixos da educação, meio ambiente e assistência social.   

Experiências e práticas de ESG 

Durante o evento, o Instituto Unimed Goiânia abordou como as práticas ESG podem auxiliar no desenvolvimento socioambiental. “Por meio do nosso Instituto, buscamos reduzir o impacto no meio ambiente, implementando iniciativas para minimizar o desperdício de recursos naturais e promovendo a adoção de tecnologias mais sustentáveis em nossas operações. E na dimensão social, assumimos a responsabilidade de promover a inclusão e a igualdade para transformação de vidas. Reforçamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, evidenciando como as práticas de ESG podem impulsionar um futuro mais justo e equitativo para todos”, explicou Frederico.  

Já o Instituto Consciente, braço social da Consciente Construtora e Incorporadora, apresentou os seus projetos e iniciativas que proporcionam a conscientização e a capacitação das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. Dentre os projetos apresentados, está o Circuito Arte Consciente, que reúne arte, cultura e sustentabilidade em um único lugar, tendo como mérito o resgate do bom hábito de frequentar espaços públicos e urbanos em nome da arte. O presidente do Instituto, Felipe Inácio, reforçou o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos. “Trabalhamos a fim de obter respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade”, destacou. 

Outras contribuições 

Em sua apresentação, Anna Bastos, da diretoria jurídica do Codese-Goiânia, apresentou a Prática Recomendada (PR) 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma diretriz que direciona as organizações no desenvolvimento e na aplicação da agenda ESG. Na sequência, Elen Kelem apresentou algumas iniciativas implementadas pelo conselho, como o projeto Cultura Também Cura, que tem o objetivo de promover ações culturais e educativas para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Para fechar a participação, o presidente do Codese, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, salientou que o encontro foi relevante para mostrar como as organizações têm projetos que podem se conectar. “Hoje nós abrimos possibilidades e estou muito feliz por saber que iremos construir algumas colaborações”, observou. 

Uma dessas parcerias foi sinalizada pelo palestrante do Sicoob UniCentro Br, David Caldas, que é superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade na instituição. Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pela cooperativa financeira está a contação de histórias da coleção Financinhas – um material desenvolvido pelo Instituto Sicoob com o objetivo de levar a educação financeira de forma lúdica para o público infantil – que, para o superintendente, poderia contribuir com o Cultura Também Cura, do Codese-Goiânia. Em sua explanação, David Caldas falou ainda sobre os impactos gerados pelas ações do Sicoob UniCentro Br nas comunidades locais. “No ano de 2023, nós impactamos, nos 61 municípios onde a cooperativa está presente, cerca de 150 mil pessoas, por meio da educação financeira, de projetos de sustentabilidade e de ações sociais”, sublinhou. 

Sobre o Sicoob UniCentro Br 

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, administra mais de 7,2 bilhões de ativos e conta com mais de 129 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. 

Sobre o Instituto Unimed 

O Instituto Unimed tem por finalidade colaborar com o desenvolvimento socioambiental da população, por meio de ações que proporcionem à sociedade melhores condições de vida de maneira sustentável, atuando primordialmente nos eixos da educação, meio ambiente e assistência social. Está apto a apoiar e estabelecer parcerias público-privadas em projetos voltados para o resgate da cidadania, em atividades socioeducativas, bem como na valorização de espaços públicos, mobilidade urbana e o meio ambiente. 

Sobre o Instituto Consciente 

O Instituto Consciente pertence à Consciente Construtora e Incorporadora e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para a sociedade. Na prática, o Instituto promove projetos e iniciativas que proporcionam a conscientização e a capacitação das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp