18/01/2024 às 15h27min - Atualizada em 18/01/2024 às 18h51min

Lei prevê rastreamento para identificar sinais de autismo

A medida visa obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista para garantir melhor qualidade de vida

Renato Santos Miranda
foto divulgação


A cidade de São Paulo passa a ter um forte aliado na identificação precoce de autismo nas crianças entre 16 e 30 meses.  Lei nesse sentido foi sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes e estabelece a aplicação do questionário M-CHAT para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo durante atendimentos em unidades de saúde públicas e privadas no Município de São Paulo.
A proposta de implantação da M-CHAT que obriga a aplicação do questionário para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo é uma iniciativa dos vereadores Rinaldi Digilio, e Rubinho Nunes ambos do União Brasil, Janaína Lima (MDB) e do ex-vereador Camilo Cristóforo.
Para a vereadora Janaína Lima, idealizadora do Fórum de Saúde de Santo Amaro, realizado em setembro de 2023, que resultou na criação de um Centro de Tratamento para TEA na cidade de São Paulo, a implantação da M-CHAT é de fundamental importância para o diagnóstico precoce do TEA, procedimento que permitirá o acompanhamento em tempo hábil e proporcionar melhor qualidade de vida para a criança com autismo.

A M-CHAT, do original Modified Checklist for Autism in Toddlers, ou verificação modificada para autismo em bebês na tradução (na tradução livre do inglês) tem como principal objetivo identificar possíveis sinais de autismo em crianças entre 16 e 30 meses de idade. É uma prática que consiste na aplicação de questionário com 23 perguntas de “sim” ou “não” que envolvem aspectos mais comuns do desenvolvimento infantil como socialização, comunicaçao e comportamento.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp