18/01/2024 às 13h35min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h00min

Amizade Social e cuidado com a criação são temas de palestra para associados à ANEC no Pará

O Dia ANEC Pará deu início às formações de 2024 e contou com aproximadamente 500 educadores para fortalecer a educação católica em relação à igualdade e consciência ambiental

Assessoria Comunicação Conectada
ANEC
Imagem de jcomp no Freepik


A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) está empenhada em oferecer, aos educadores de suas associadas, bagagem para um ano letivo que transcenda a educação intelectual.

No último dia 9 de janeiro o Conselho Estadual da ANEC Pará, com o apoio do Escritório Nacional da associação, realizou o Dia ANEC para todas as escolas católicas do estado. O evento aconteceu no Colégio La Salle Ananindeua, sob o tema Amizade social e cuidado com a criação, e reuniu aproximadamente 500 educadores, a fim de unificar as respostas das escolas católicas da região referente às questões sociais e ambientais.

Os participantes contaram com a presença do Irmão Natalino Guilherme de Souza, 2° diretor vice-presidente da ANEC, secretário-executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL)., doutorando em Sociologia na Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte, que trabalhou o tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2024, “Fraternidade e Amizade Social”.

Desenvolver o tema da CF já faz parte da grade curricular das escolas católicas e, segundo a Irmã Patrícia Silva, coordenadora do Conselho Estadual da ANEC PA e responsável pelo evento, o Dia ANEC foi um momento oportuno para trabalhar esse tema, em conjunto, pois, “nos encaminha para a vivência da unidade e irmandade como escolas católicas”.

As escolas católicas são lugares de relações, além da formação acadêmica, e estão comprometidas em formar o ser humano de forma integral, tendo em vista a formação humana e cristã, que forma um cidadão do bem para a sociedade. E foi isso que o Irmão Natalino transmitiu aos educadores presentes. 

A outra palestra foi conduzida por Mário Tito, doutor em Relações Internacionais, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) da UNAMA e professor da Faculdade Católica de Belém. Tito abordou o tema COP 30: educar, cuidar e amar a criação que trabalhou a consciência e importância de conhecer as diversas situações de mortes, da fauna e da flora, existentes na biodiversidade da Amazônia, para, assim, focar a educação para o cuidado com esse Bioma tão importante e necessário para a vida no planeta.

De acordo com a Irmã Patrícia, a questão socioambiental é uma realidade muito presente para os amazônidas. Geralmente, as escolas têm seus projetos sobre meio ambiente e suas atividades voltadas para o cuidado com a criação e “o Dia ANEC,  por meio do tema: Educar, Cuidar e Amar a Criação, quis trazer mais consciência sobre a importância de uma educação voltada para esse cuidado com a criação, que é a nossa casa comum, que sustenta nossas vidas”, resumiu a Irmã Patrícia. 

Explicando o Dia ANEC

O Dia ANEC tem o objetivo de, em um espaço que fomenta a inovação, gerar interação entre educação básica e ensino superior, fortalecer laços, incentivar reflexões e consolidar a identidade de uma educação católica.

O evento é pensado para atender as necessidades de cada região, o que contribui para uma educação integral que visa o futuro, atuando diretamente na construção de uma sociedade mais justa e consciente por meio da manutenção dos carismas deixados pelos fundadores de cada instituição que compõem a ANEC.

Dia ANEC em outros estados

Os associados de nove estados já têm data para participar do Dia ANEC. E já podem se inscrever pelo site da associação. Confira a programação:

  •       23 de janeiro - Dia ANEC Pernambuco
  •       27 de janeiro - Dia ANEC Goiás e Dia ANEC Rio Grande do Norte
  •       2 de fevereiro - Dia ANEC Espírito Santo
  •       3 de fevereiro - Dia ANEC Distrito Federal
  •       24 de fevereiro - Dia ANEC Amazonas e Dia ANEC Tocantins
  •       9 de março - Dia ANEC Rio de Janeiro
  •       16 de março - Dia ANEC Bahia

https://anec.org.br/proximos-evento


Sobre a ANEC 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, conforme o estatuto da instituição, tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp