18/01/2024 às 13h02min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h00min

Relatório da Udemy indica tendências relacionadas ao futuro do trabalho, à IA generativa e à transição para uma economia baseada em habilidades

Segundo o relatório, o desenvolvimento de habilidades relacionadas à IA por parte dos profissionais aumentou 60% em relação ao ano anterior

Julia Ferreira
Uso gratuito


Udemy, marketplace de habilidades e plataforma de aprendizado, acaba de lançar o Relatório de Tendências de Habilidades e Aprendizado Global 2024, que indica os temas e as habilidades que mais serão procurados pelos profissionais em 2024 e que, consequentemente, moldarão o futuro do trabalho. O relatório, que é divulgado anualmente, é feito com base nos dados dos quase 15.000 clientes corporativos da Udemy e mostra quais investimentos as organizações devem fazer para preparar a sua força de trabalho para o futuro – entre eles, na transição para uma economia baseada em habilidades, na adoção da IA generativa e no desenvolvimento dos líderes.

 

“Num mundo em rápida mudança, os líderes têm buscado gerar resultados de negócios adotando uma abordagem que prioriza as habilidades”, diz Stephanie Stapleton Sudbury, presidente da Udemy Business. “Os dados do nosso relatório mostram que as organizações estão fazendo investimentos significativos para capacitar os seus funcionários em habilidades de IA generativa, com o objetivo de aumentar a produtividade desses funcionários, além de melhorar as habilidades técnicas deles e desenvolver líderes mais robustos.”

 

Com o ritmo da inovação cada vez mais acelerado, as organizações precisam lidar com uma lacuna de habilidades entre os seus funcionários – que deve causar uma escassez de talentos de 85 milhões de trabalhadores até 2030. Para ajudar a fechar essa lacuna e a formar uma força de trabalho mais ágil, a Udemy identificou três áreas que precisam de investimento e devem estar contempladas nos planejamentos das organizações para 2024. São elas:

 

1- Abordagem baseada em habilidades: Todos os anos, cresce em 10% o tanto de habilidades exigidas para qualquer vaga de emprego. Ao mesmo tempo, muitas das habilidades que eram consideradas essenciais para uma vaga de emprego há apenas três anos já se tornaram obsoletas. É por isso que muitos líderes estão mudando de abordagem na hora de contratar e reter talentos, passando a se basear em habilidades em vez de apenas em diplomas e experiência profissional. Dessa forma, muitas empresas passaram a fazer investimentos consideráveis em aprendizado e desenvolvimento, como testemunhado pela Udemy, que, no último ano, recebeu 10 milhões de novos alunos na sua plataforma, com mais de 134 milhões de matrículas em cursos.

 

2- Adaptação aos avanços da IA generativa: Prevê-se que a IA generativa pode ajudar a automatizar até 30% das horas de trabalho até 2030, contribuindo com cerca de 15 trilhões de dólares para a economia global. Além disso, enquanto as empresas continuam a adotar a tecnologia, muitos empregos serão extinguidos e depois remodelados entre as 97 milhões de novas vagas esperadas até 2025. Assim, as organizações deverão formar os seus talentos já existentes em habilidades de IA generativa e fazer com que eles implementem a tecnologia no seu dia a dia de trabalho. Na Udemy, houve um aumento de 60% no treinamento relacionado à IA no ano passado – e as matrículas em cursos sobre ChatGPT cresceram mais de 4.419% apenas no primeiro trimestre de 2023.

 

3- Desenvolvimento de líderes robustos: Com o custo dos profissionais demitidos ultrapassando os 8,8 trilhões de dólares só em 2022 e a força de trabalho sob pressão dadas as mudanças constantes, é necessário que as organizações invistam no desenvolvimento da sua liderança, com o objetivo de proteger a sua transformação digital. A Udemy tem observado um aumento no investimento em habilidades de desenvolvimento de liderança, como comunicação, fundamentos de gestão, inteligência emocional e transformação digital. A habilidade de coaching, especificamente, teve um aumento de consumo entre gestores de 177% em relação ao ano anterior.

 

As habilidades que mais crescem

O relatório também mostra as habilidades que mais cresceram no último ano. Algumas delas são habilidades que tinham pouca relevância no ano anterior (como ChatGPT) e outras continuam relevantes ano após ano (como estratégia de publicidade), mas todas mostraram um crescimento alto no consumo no ano passado. As 10 habilidades que mais crescem (e que os profissionais precisam aprender) são:

 

1- ChatGPT, da OpenAI (+4,419%)

2- ESG (+3,128%)

3- Certificação Google Professional Cloud DevOps Engineer (+1,454%)

4- Economia comportamental (+1,326%)

5- Estratégia de publicidade (+1,118%)

6- Preparação para certificação e teste de software (+1,044%)

7- Microsoft Azure Synapse Analytics (+799%)

8- Autodesk 3ds Max (+780%)

9- DevSecOps (+730%)

10- Design de software (+624%)

 

Hoje, nove em cada 10 executivos estão focados na implementação de uma abordagem baseada em habilidades para definir trabalho, talento, gestão de carreira etc. Mas a maior parte desses executivos ainda tem dificuldade em navegar no complexo panorama de habilidades e não dispõe dos recursos necessários para fazer essa mudança de maneira mais fácil. Para ajudar as empresas na transição para um futuro baseado em habilidades, a Udemy lançou no ano passado o Integrated Skills Framework, que fornece às organizações um roteiro para compreender os componentes de uma abordagem de aprendizado baseada em habilidades. Além disso, com os novos selos e certificações da Udemy, as organizações podem avaliar de forma rápida e fácil o seu cenário de habilidades técnicas, identificar lacunas e fornecer aos seus funcionários uma maneira eficaz de adquirir, validar e compartilhar o domínio de habilidades.

 

Para ler o relatório completo e saber mais sobre as principais habilidades técnicas e de negócios nas quais as organizações devem continuar focadas, visite: https://business.udemy.com/2024-global-learning-skills-trends-report.

 

Metodologia

A Udemy analisou dados dos seus milhares de clientes no mundo todo. O consumo total é dos alunos da Udemy Business em todos os tópicos de cursos entre 1º de julho de 2022 e 1º de julho de 2023. O crescimento no consumo foi calculado comparando dados de 1º de julho de 2021 e 1º de julho de 2022. Os dados de novos alunos e novas matrículas em cursos foram calculados no mesmo período. Foram utilizados prazos ajustados para algumas extrações de dados, principalmente dados sobre ChatGPT, visto que alguns tópicos só surgiram depois.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp