19/01/2024 às 10h38min - Atualizada em 19/01/2024 às 10h38min

Parque Ferraz Costa em Itatiba recebe "Janeiro Branco em Ação", neste domingo (21)

Evento inédito em Itatiba foca na saúde mental

Redação
Prefeitura de Itatiba

Prefeitura de Itatiba

A Prefeitura de Itatiba realizará neste domingo (21/01) no Parque Ferraz Costa o evento Janeiro Branco em Ação, para conscientizar sobre a campanha que leva o mesmo nome e que, durante este mês traz à pauta a importância da saúde mental e dos cuidados com as emoções.

A abertura está agendada para às 9h, no Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca, a quadra coberta ao lado do Ginásio Municipal de Esportes José Boava. Logo em seguida, às 9h30, será realizada caminhada de conscientização, com percurso seguindo até a Avenida Santo Antônio.

No retorno, a servidora municipal psicóloga Louise Simões fará palestra sobre o tema “Enquanto há tempo”. Também haverá apresentação do Grupo de Dança Cigana, do Centro de Convivência do Idoso Ângela Lygia Parodi Scavone (CCI), unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e de zumba, com a profa. Márcia Rosana. Os participantes da ação vão contar também com uma Tenda de Serviços.

A ação envolve diversas secretarias municipais: Ação Social, Trabalho e Renda, de Educação, de Esportes, de Governo, de Saúde e de Segurança e Defesa do Cidadão.

Lei municipal desde 2023 

Este é o primeiro evento após entrar em vigor a Lei nº 5.603, de 16 de novembro de 2023, que institui o Janeiro Branco e ações de conscientização passam a integrar o Calendário Oficial do Município de Itatiba.

A campanha – criada em 2014 por psicólogos de Minas Gerais inspirados pelo Outubro Rosa – se espalhou pelo país e está presente hoje oficialmente em vários municípios, como agora adota em Itatiba também.

O Janeiro Branco é dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental, com objetivo de abordar e incentivar hábitos e ambientes saudáveis na prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio. Os idealizadores decidiram escolher o mês de janeiro por se tratar simbolicamente de uma época de renovação.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. O preconceito e a desinformação da sociedade ainda são obstáculos à procura de ajuda e mudanças.

Rede de Apoio

Além do Janeiro Branco, durante todo o ano a Prefeitura de Itatiba acolhe demandas de saúde mental com equipes multiprofissionais.

A Rede de Apoio à Saúde Mental de Itatiba é formada por: Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS), Casa Rosa da Mulher – unidade FSS, Central de Abordagem para Pessoa em Situação de Rua, Centro de Atenção à Criança (CAC), Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusiva, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Itatiba (CAISMI), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), GM Ronda Escolar - Projeto Multiplicando Valores - e Unidade de Pronto Atendimento Antonio Carlos Bedani - Garrincha (UPA).

Quem busca acompanhamento deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa e solicitar atendimento.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp