08/07/2024 às 08h54min - Atualizada em 09/07/2024 às 20h01min

Vapor Speranza: animação sobre imigração italiana ganha versão em curta-metragem no dia 11 de julho em Campinas

Sessão aberta é no auditório do LIS-Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp

THAINá BITENCOURT - A2N COMUNICAçãO
Mauricio Squarisi


No ano que vem, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, sob direção de Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, vai completar 50 anos de atividade, com forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas, com uma metodologia própria que prioriza o traço individual e livre de cada participante.

Squarisi e Lazaretti também mantém suas obras autorais, que incluem dois longas-metragens: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país e do mundo neste segmento.

No dia 11 de julho, em Campinas, Mauricio Squarisi mostra detalhes de seu próximo trabalho autoral, e antecipa na forma de curta-metragem "Vapor Speranza". A sessão, aberta e gratuita, acontece  às 19h, no LIS- Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp. O Auditório do LIS fica no Centro de Convenções da Unicamp-PROEC (prédio do Ginásio de Esportes), com acesso pela Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária, em Campinas.

Vapor Speranza narra a história de Lina, uma adolescente que, ao explorar o sótão empoeirado da casa de sua avó, descobre, entre várias relíquias, um caderninho surrado: o diário de seu bisavô Gino. Nas páginas amareladas, Gino descreve sua jornada a bordo do navio “Vapor Speranza”, que partiu de Gênova, na Itália, rumo a Santos, São Paulo, em 1896.

Ainda sem previsão de estreia, “Vapor Speranza” é o segundo longa de Maurício Squarisi, e reforça o interesse do diretor e animador por temas históricos. Squarisi já lançou ‘Café -um Dedo de Prosa’, uma animação sobre a história do café no Brasil, e agora mergulha na imigração italiana, enriquecendo suas pesquisas com as memórias pessoais contadas pelo avô.

Serviço:
Vapor Speranza - Mauricio Squarisi antecipa na forma de curta-metragem seu próximo filme de animação
Data: 11 de julho (5ªf)  às 19h.
Local: Auditório do LIS-Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp
Endereço: O LIS fica no Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes) - Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária

Mais informações pelos canais:
Blog do Núcleo - https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/ncacampinas
Instagram: @ncacampinas
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ncacampinas/

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA ALVES NASCIMENTO CASTELLANO
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp