18/01/2024 às 12h16min - Atualizada em 20/01/2024 às 00h00min

Inglês fluente, avançado ou intermediário? Especialista explica o que as empresas esperam dos candidatos

Ter conhecimento em outro idioma, para muitas organizações, é fundamental, mas nem sempre as expectativas ficam claras para os profissionais

Luiz Valloto
Banco de Imagens


À medida em que o cenário de diferentes tipos de negócios continua a evoluir no mundo, a habilidade de se comunicar e ter conhecimentos em inglês se torna uma competência muito requisitada para profissionais que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho. Segundo mostra uma pesquisa da Page Personnel, 60% das vagas ofertadas no Brasil pedem fluência no inglês. 

No entanto, como a empresa pode avaliar o nível de inglês de um candidato? Como definir a profundidade de conhecimento do idioma para uma vaga específica? Além disso, como o candidato sabe se possui inglês fluente, avançado ou intermediário? Profissionais com essa skill ganham destaque em meio às seleções, já que essa competência é um diferencial no dia a dia para se comunicar com clientes e times.

Nesse sentido, Carla D’Elia, especialista em Business English e fundadora da SaveMeTeacher, que oferece cursos de inglês focados no ambiente de trabalho, destaca a crescente e o que as organizações esperam quando o assunto é o inglês no trabalho. "Muitas empresas operam em escala global, interagindo com parceiros, clientes e colegas de equipe em diferentes partes do mundo. Nesse contexto, a fluência em inglês não é apenas uma vantagem, mas muitas vezes uma exigência. O idioma é a língua franca dos negócios internacionais, e as instituições esperam que seus colaboradores possam se expressar de maneira clara e persuasiva, independentemente do nível hierárquico", destaca Carla.

Os diferentes níveis da fluência em inglês
A especialista indica que, no nível intermediário do inglês, a pessoa possui a habilidade de se comunicar com independência sobre assuntos familiares e de seu interesse. Portanto, se o aluno está nessa faixa de conhecimento e estuda Business English, ele terá mais condições de se comunicar em contextos profissionais como reuniões, apresentações, e-mails, eventos etc.

No inglês avançado, pressupõe-se que o profissional já é fluente e quer aprofundar o conhecimento. Por isso, nesse nível ele aprende uma linguagem mais sofisticada, permitindo que os profissionais expressem ideias complexas e utilizem um vocabulário mais amplo.

Ser fluente em inglês, ao contrário do que muitos acham, não é falar com "perfeição", mas sim conseguir se expressar e fluir no idioma mesmo cometendo um ou outro deslize. Com isso, a comunicação mais natural pode destacar os profissionais como líderes em potencial, permitindo-lhes participar ativamente em discussões estratégicas, apresentações e negociações. O vasto vocabulário e o entendimento aprofundado facilitam a adaptação a ambientes de negócios internacionais, elevando o status profissional.

Porém, Carla destaca que independentemente do nível de inglês, é importante que o candidato desenvolva segurança durante o estudo, pois, assim, o profissional conseguirá se comunicar de forma objetiva mesmo se estiver nervoso, inclusive em entrevistas de emprego. O treino diário pode contribuir para acabar com o nervosismo, mas a especialista reforça que o futuro funcionário deve desapegar do perfeccionismo em relação ao idioma, já que o mais importante é fazer o trabalho acontecer.

“Costumo sempre dizer aos alunos e profissionais que está tudo bem não falar como um nativo, pois temos sotaques e culturas diferentes. Tento, ao máximo, prepará-los para o mercado de acordo com a realidade de cada um, sempre orientando que o mais importante não é falar perfeitamente, mas se comunicar de forma clara. Essa é a maneira que encontrei de encorajá-los. Também, sempre que posso, ressalto que é importante aprimorar os conhecimentos e habilidades, independentemente do nível do inglês e que a partir do intermediário é possível se candidatar em vagas que exigem o idioma”, explica Carla.

Vale destacar que o inglês é uma habilidade linguística, mas também uma ferramenta para construir relações interpessoais e promover a compreensão cultural. Profissionais que investem no aprimoramento da língua estão melhor preparados para colaborar em equipes diversificadas, participar de reuniões internacionais, negociar acordos comerciais etc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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