08/07/2024 às 11h13min - Atualizada em 10/07/2024 às 08h00min

Voz dos Oceanos passa por São Luiz com primeira expedição terrestre e científica para pesquisa de microplásticos

Tripulação chega à capital do Maranhão para coleta de moluscos, como ostras e mexilhões, que serão enviados para estudo na Universidade de São Paulo (USP)

SUZANA INHESTA GOMES | MáQUINA
MCW - Assessoria de imprensa
DIvulgação / Voz dos Oceanos


São Paulo, julho de 2024 - A primeira expedição terrestre e científica da Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, chega a São Luiz, no Maranhão. Uma tripulação exclusivamente feminina, formada pelas biólogas marinhas Marília Nagata e Jessyca Lopes, a oceanógrafa Katharina Grisotti e a jornalista Thamys Trindade, percorrerá por 70 dias cerca de 20 cidades da costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, para detectar a presença de microplásticos em organismos marinhos consumidos pela população, como ostras e mexilhões. Enquanto as quatro caem na estrada, em terra, a jornalista Bárbara Clara Costa atua como roteirista das produções audiovisuais dessa expedição. 

Os bivalves coletados serão enviados para análise nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em estudo inédito, coordenado pelo Prof. Dr. Alexander Turra. A pesquisa, quando finalizada, apresentará um diagnóstico sobre a presença de microplásticos nos animais marinhos e contribuirá com os esforços para reduzir a poluição dos mares e aumentar a segurança alimentar, segundo Heloisa Schurmann. 

A nova expedição científica da Voz dos Oceanos conta com o patrocínio de Localiza&co, apoio nacional da Ibema, Mitsubishi Motors e Yacht Master, e apoio institucional da Marca Brasil e da Embratur.


 

Sobre a Voz dos Oceanos
Uma Voz de grande impacto e alcance mundial
 
Voz dos Oceanos inclui uma expedição marítima com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, que já navegou por quase toda a costa brasileira (de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma jornada pelos rios da região amazônica), a região do Caribe, grande parte do litoral leste dos Estados Unidos, México, Canal do Panamá, Polinésia Francesa até chegar na Nova Zelândia, concluindo a primeira etapa da missão. Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Paralelamente, também encontrou em todos os locais por onde passou até o momento, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. Durante essa primeira etapa, Voz dos Oceanos impactou, por exemplo, mais de 62 milhões de pessoas via Instagram, mas de 48 milhões de espectadores por mês via produções veiculadas pela Globo e mais de 45 milhões de participantes de palestras e lives no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as ações realizadas, supera a marca de 30 limpezas de praias ao redor do mundo, ultrapassando 40 toneladas de resíduos retirados das areias. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZANA LETICIA INHESTA
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp