08/07/2024 às 10h02min - Atualizada em 10/07/2024 às 08h00min

Fundo PPP-ECOS vai destinar R$ 4,1 milhões a projetos ecossociais de mulheres e jovens no MA e TO

Fundo PPP-ECOS abre oportunidade para projetos comunitários que promovam redução de vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas

ISABELA TOLEDO
Divulgação/ISPN


Fundo PPP-ECOS, gerenciado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), vai selecionar projetos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, com enfoque em iniciativas protagonizadas por mulheres ou por jovens no contexto da educação no campo, com ações voltadas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, geração de trabalho, emprego e renda. 

Em cerca de 30 anos de atuação, o Fundo PPP-ECOS já destinou recursos para mais de 900 projetos e mais de 500 organizações comunitárias pelo Brasil. Desta vez, como está definido no 38º Edital do Fundo, serão investidos R$ 4.100.000,00. 

Conforme o edital, podem concorrer projetos de alguns municípios do Tocantins e do Maranhão (Confira o 38º Edital do Fundo PPP-ECOS completo e a lista de municípios contemplados). Os recursos são do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Área de Desenvolvimento Social da Suzano. 

Acesse aqui o edital 

Os projetos concorrentes devem atender a uma das duas temáticas propostas no edital: 

  • Inclusão produtiva de grupos de mulheres – empreendimentos econômicos liderados por mulheres que promovam o desenvolvimento sustentável das economias da sociobiodiversidade, com agregação de valor aos produtos beneficiados e ações de comercialização para geração de renda e desenvolvimento social local. 
     
  • Educação no campo – atividades que promovam adaptação às mudanças climáticas e/ou geração de renda protagonizados por jovens do ensino fundamental ou médio, desenvolvidos em parceria com suas instituições de ensino: Escolas Família Agrícola ou Casas Familiares Rurais. 
     

É a primeira vez, em 30 anos de história, que o Fundo PPP-ECOS foca no apoio exclusivo a projetos dentro dessas temáticas. 

Exemplos de Iniciativas protagonizadas por mulheres 

“Serão apoiados projetos que promovam a inclusão produtiva, protagonizados por grupos de mulheres, com ênfase em iniciativas geradoras de renda aliadas à conservação ambiental, a exemplo da comercialização e agregação de valor de produtos do agroextrativismo e agroflorestais, artesanatos e outros produtos oriundos do manejo e uso sustentável da biodiversidade e outros empreendimentos de mulheres que fortaleçam as economias da sociobiodiversidade nas comunidades e municípios elencados no edital”, comenta a assessora técnica do ISPN, Silvana Bastos. 

Exemplos de Iniciativas de jovens da educação contextualizada nas escolas rurais 

Atividades produtivas que promovam mitigação, redução de vulnerabilidades e adaptação às mudanças climática e de geração de renda, geradoras de impactos ambientais globais positivos, protagonizadas por jovens, seja por meio de organizações nas quais estejam envolvidos, ou por intermédio de organizações vinculadas a instituições de ensino rural, principalmente no regime de alternância, planos de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente; ações de uso sustentável da sociobiodiversidade, implantação de técnicas experimentais de produção sustentável, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) associados à manutenção dos ecossistemas naturais; ou ações de gestão territorial e ambiental, conservação in situ de espécies ameaçadas, sistemas produtivos agroecológicos, prevenção e uso racional do fogo, manejo e conservação da água etc. 

Este é o segundo edital do Fundo PPP-ECOS para 2024, e outras oportunidades, que contemplarão outros estados, serão abertas ainda este ano. 

Inscrições 

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas pela Internet, por meio de formulário específico. Clique aqui para acessar.

Oficinas de apoio 

Para tornar essa oportunidade mais acessível, será realizada uma oficina de detalhamento e resolução de dúvidas sobre o 45º Edital do Fundo PPP-ECOS; e um momento “tira dúvidas” pelo Youtube. Confira o calendário: 

Bacabal (MA) – entre 09 e 10 de julho; 

Virtuais  –  26 de junho e 17 de julho. 
 

É recomendável que as organizações façam a leitura atenta do edital e, em caso de dúvidas, ou para mais informações, entrem em contato pelo e-mail: [email protected] ou acessem o Formulário de Perguntas frequentes. 

O 38º edital PPP-ECOS recebe apoio do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Área de Desenvolvimento Social da Suzano. 

Para mais informações, acesse: ppp-ecos.ispn.org.br/editais/38o-edital/ 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELA LAURIA DE TOLEDO
[email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp