19/01/2024 às 16h09min - Atualizada em 20/01/2024 às 16h04min

​Carnaval em São Sebastião começa no mar e invade a praia

Embarcações decoradas desfilam no oceano e seguem para a Praia do Arrastão, onde a folia é na areia

Ieda Aparecida Rodrigues
Lettera Comunicação
Divulgação


Enquanto Brasil afora a festa mais popular do mundo move multidões nas ruas, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, o Carnaval tem contornos particulares que fazem da folia uma experiência única: começa no mar, com um tradicional desfile de embarcações decoradas, que já é um espetáculo de beleza e cor, até a Praia do Arrastão, onde o festejo segue nas areias brancas envolvendo turistas e a população local. É o Carnamar, a união da alegria do Carnaval tradicional com a beleza e a imensidão do mar.
 
Já na 31ª edição, o Carnamar 2024, promovido pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Secretaria de Turismo (SETUR) e a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), será no dia 11 de fevereiro (domingo). O ponto de encontro dos barcos e motos aquáticas decorados para o desfile é a praia do bairro São Francisco, às 9h.  As embarcações saem do píer da Praça Lourenço Luvisi, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, desfilam em alto mar, contornando o Canal de São Sebastião, em direção à Praia do Arrastão. É lá que ocorre a premiação dos barcos e motos aquáticas.
 
Todas as embarcações que estiverem no trajeto, acompanhando a Madrinha, irão concorrer aos prêmios. A Secretaria de Turismo de São Sebastião, inclusive, convida quem estiver no Litoral Norte na data com seu barco e moto aquática a juntar-se ao desfile. Não é necessária fazer inscrição, o que contribui para que o desfile aquático seja um verdadeiro deleite visual, transformando as águas cristalinas em um palco vibrante de criatividade e animação.
 
Ao chegar à Praia do Arrastão, a folia não se encerra. Pelo contrário, se intensifica. A partir das 10h, as areias da praia se transformam em um verdadeiro palco de diversão, com apresentações de bandas locais, muita música envolvente e aulas de zumba para manter o ritmo. Aliás, o Carnaval em São Sebastião começa antes, no dia 9 de fevereiro. A programação inclui atrações por toda a cidade, para todas as idades.
 
Matinê
O Carnaval de São Sebastião também tem programação para as crianças: matinê nos dias 12 e 13 de fevereiro com o tradicional Concurso de Fantasia Infantil. O evento será na Praça do Coreto, no Centro Histórico de São Sebastião, a partir das 17h. Será uma tarde de muita diversão e alegria, onde os pequenos foliões poderão esbanjar criatividade e imaginação.
 
No dia 12 (segunda-feira), o concurso será voltado às crianças de até 4 anos. Já no dia 13 (terça-feira), poderão participar crianças de 5 a 12 anos de idade.
As inscrições deverão ser feitas pelos responsáveis, no dia e local do evento. Serão premiados os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina, com prêmios especiais.

 
Assim, São Sebastião, conhecida por suas praias paradisíacas, enseadas, ilhas deslumbrantes, cachoeiras e trilhas encantadoras, reafirma-se como um destino turístico que vai além do ecoturismo. O Carnaval no mar destaca a versatilidade e a singularidade desta joia do litoral paulista, oferecendo uma celebração que combina a tradição carnavalesca com a beleza imponente do oceano.
 
Sobre São Sebastião
Com mais de 100 quilômetros de litoral no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar, de Boracéia até o Canto do Mar. Não à toa atrai amantes do sol, surfistas e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. A cidade oferece uma rica herança histórica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais. A gastronomia local é uma verdadeira delícia, com uma variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira da praia, onde os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região. Além disso, São Sebastião é um polo cultural, com eventos durante todo o ano, de festivais de música a celebrações tradicionais.
 
ServiçoMais informações sobre o turismo de São Sebastião em @turismosaosebastiao
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp