19/01/2024 às 13h32min - Atualizada em 21/01/2024 às 00h00min

Psicólogo dá dica de como lidar com resultados do ENEM

A ansiedade dos estudantes destaca a importância do apoio emocional

Matheus Alves
Freepik


Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, a ansiedade e as emoções ficam à flor da pele. Muitas vezes, esses sentimentos estão relacionados ao medo do julgamento pelas notas obtidas e sentimento de fracasso. Contudo, em meio à busca por pontuações elevadas, é importante ter apoio de quem está próximo e pensar em como utilizar a nota para ingressar no ensino superior.
Para aprofundar essa discussão, o professor do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em João Pessoa, Ramon Fonseca, comenta sobre como oferecer apoio emocional aos estudantes durante o período de divulgação da nota. Em meio a essa expectativa, o psicólogo destaca a importância de uma abordagem equilibrada e compassiva ao lidar com os resultados.
“A autoestima dos estudantes não deve depender exclusivamente de suas notas. É crucial entender que o ENEM é apenas uma parte do caminho acadêmico e que existem diversas maneiras de alcançar o sonhado ensino superior. Essas notas podem ser um ponto de partida para entender suas áreas de maior afinidade, mas não são o final da linha”, comenta Ramon.
O estresse pré e pós-Enem também é uma realidade enfrentada por muitos estudantes. A pressão, a incerteza e as comparações podem desencadear emoções intensas. Nesse momento, é fundamental cultivar a autocompaixão e entender que todos estão em trajetórias únicas. O progresso é pessoal e cada passo dado na jornada educacional é valioso, independentemente dos resultados imediatos.
A UNINASSAU também utiliza a nota da avaliação como forma de entrada, inclusive oferece bolsas de até 100% de descontos em diversos cursos. O resultado do ENEM também pode ser aplicado em processos seletivos como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp