22/01/2024 às 16h25min - Atualizada em 22/01/2024 às 16h25min

Cresce a População de Cachorros-do-Mato na Mata Ciliar

Neste ano, já são quatro casos, sendo o último ocorrido nesta quinta-feira (18), quando um indivíduo chegou debilitado, vindo de Bragança Paulista, para os cuidados de nossa equipe.

Redação

Reprodução Internet
A chegada de cachorros-do-mato, infelizmente, tem se tornado expressivo no Cras da Mata Ciliar, por consequências da perda de seus habitats e do encontro com meios urbanos, como atropelamentos, ataques físicos ou transmissão de doenças de domésticos. Para exemplificar, em 2023 a equipe recebeu 29 indivíduos, um aumento de mais de 30% em relação a 2022, quando receberam 22 animais.

Neste ano, já são quatro casos, sendo o último ocorrido na semana passada, quando um indivíduo chegou debilitado, vindo de Bragança Paulista.


“O animal chegou bastante prostrado e apático, logo pudemos notar que havia muitas lesões em sua pele, características de sarna. Então, decidimos realizar diversos exames que, posteriormente, confirmaram a presença de um ácaro bem característico da sarna em animais. Com isso, iniciamos o tratamento com medicações específicas e hidratação, que será feito nos próximos dias até apresentar uma melhora”, explica Renata Martins de Souza Mattos, médica veterinária da Mata Ciliar.

Casos de animais com sarna estão crescendo a cada dia e cabe a sociedade se conscientizar em relação a guarda responsável de domésticos, e entender os erros que estamos cometendo com essas vidas para cobrar por políticas públicas voltadas à proteção de nossa biodiversidade.

O município de Bragança Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

Associação Mata Ciliar | Preservar vidas é da nossa natureza
Site: http://mataciliar.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp