22/01/2024 às 19h20min - Atualizada em 22/01/2024 às 22h01min

Espetáculo “The Bichos” convida as crianças a uma jornada lúdica sobre a velhice

Peça infantojuvenil retrata a transformação na vida de quatro animais abandonados que precisam lidar com o envelhecimento

Mariana Mascarenhas
Renato David Oliveira


Em tempos desafiadores, onde a incerteza paira no ar, o Teatro D'Aldeia apresenta o espetáculo infantojuvenil The Bichos, em cartaz no teatro do SESI Paulista, no Centro Cultural FIESP, em São Paulo. Uma narrativa única que, de forma inovadora, traz à tona a história dos Saltimbancos sob uma perspectiva totalmente nova, centrada na reflexão sobre a velhice, protagonizada pelos próprios animais que envelhecem.
 
Na obra, quatro animais abandonados - um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro - embarcam em uma jornada rumo ao desconhecido, buscando um caminho em meio às adversidades. O que eles não imaginavam era que, ao unirem forças, criariam a lendária banda The Bichos, transformando suas vidas de maneiras inimagináveis. Inspirado no conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm e em Os Saltimbancos de Chico Buarque, o espetáculo é uma celebração da alegria dos recomeços, embalada por clássicas melodias dos Beatles.
 
Estreado em março de 2019, em São José dos Campos, The Bichos é resultado do Projeto Mambembes, financiado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No mesmo ano, a peça foi premiada como 3º melhor espetáculo para público infantojuvenil no XV Festival Nacional de Teatro de Limeira (SP).
 
A atriz e produtora do espetáculo, Ana Cristina Freitas, compartilha sua perspectiva sobre a obra: "A peça é para crianças de 0 a 100 anos, uma fala destacada por nosso diretor Eduardo Moreira. Ele sempre enfatiza que essa peça deve ser vista pelo mundo todo, pois agrada tanto as crianças quanto os adultos. Contamos a história dos Saltimbancos por um viés diferente, explorando o que aconteceu com esses animais quando envelheceram, uma analogia importante para todos nós, humanos”.
 
Ela ressalta que o espetáculo aborda encontros e desencontros, afeto e amizade, refletindo sobre a cronologia da vida. As crianças se envolvem com as cores, danças e músicas, enquanto os adultos apreciam as canções dos Beatles executadas ao vivo. “É uma obra que transcende estereótipos infantis, abordando até questões políticas, pois, como destaca nossa dramaturga Karina Müller, não escrevemos para crianças, mas para pessoas pequenas, que pensam, sentem e refletem”, conclui.
 
O espetáculo fica em cartaz até 4 de fevereiro e os ingressos são disponibilizados gratuitamente. Basta reservá-los pelo site do SESI Paulista.  
 
Serviço:
Peça “The Bichos”
Data: até 4 de fevereiro de 2024
Local: SESI Paulista: Av. Paulista, 1313, Jardins – São Paulo, SP
Ingresso: gratuito. Reservas pelo site do SESI
Horário: sábados e domingos às 15h
Classificação indicativa: livre
 
Ficha Técnica:
 
DIREÇÃO: EDUARDO MOREIRA
 
DRAMATURGIA: KARINA MULLER
 
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: ADRIANA MARQUES
 
ELENCO:
 
ADRIANA MARQUES  
 
ANA CRISTINA FREITAS
 
JONAS DI PAULA
 
WALLACE PUOSSO
 
ARRANJOS E DIREÇÃO MUSICAL: RAFAEL BRAGA
 
CENÁRIOS E FIGURINOS: PITIU BOMFIN
 
PREPARAÇÃO CORPORAL / COREOGRAFIAS: ROBSON JACQUÉ
 
ILUMINAÇÃO E CENOTÉCNICA: WILLIAM ALVES
 
ILUSTRAÇÕES PARA PROJEÇÕES: THAIS NOZAKI
 
Gênero: Musical
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp