22/01/2024 às 14h57min - Atualizada em 23/01/2024 às 00h00min

Road Show ABGD HUAWEI Solar chega a Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e oferece cursos sobre energia solar para a população

Realizada em uma carreta-escola equipada com sistema fotovoltaico, a iniciativa tem capacidade para beneficiar até 120 pessoas; o Road Show estará na cidade nos dias 23, 24 e 25 de janeiro

Lucas Caldini
Divulgação/ABGD


A carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, continua em 2024 seu terceiro giro pelo Brasil – e o próximo local visitado será Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O programa oferece dois cursos diferentes, sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.

O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

O projeto tem como principais objetivos conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; introduzir no mercado profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para todas as regiões do Brasil.

"Nosso projeto representa um avanço significativo na popularização das energias renováveis, combinando pesquisa, educação e prática para disseminar o conhecimento sobre energia solar em todo o Brasil. Destinado a um público amplo, ele busca esclarecer a importância de fontes sustentáveis de energia, promovendo uma compreensão acessível e embasada sobre como a energia solar pode ser um vetor de transformação e inovação para nossa sociedade”, afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

A iniciativa, que já completou dois anos, teve sua primeira temporada de maio de 2021 a abril de 2022. A segunda edição aconteceu de junho de 2022 a junho de 2023. Ao longo dos dois ciclos, o veículo percorreu 54 mil quilômetros, por 83 cidades e 20 estados, além do Distrito Federal. No total, foram mais de 5,5 mil alunos beneficiados em 20 mil horas de aulas.

Em Campos dos Goytacazes, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

A carreta ficará no SENAI, na Rua Bruno de Azevedo, nº 37, Jardim Maria Queiroz, durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola, e fazer o cadastro de forma gratuita. No dia do curso, basta levar 1 kg de alimento não perecível por participante.

A energia solar é sinônimo de maior capacidade de geração, energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD, além de oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

"Renovar a parceria com a ABDG reforça nosso compromisso de levar informação e capacitação que promovam o desenvolvimento econômico e social, além de acelerar a transformação digital, necessária para a construção de um mundo mais inteligente, conectado e sustentável", disse Mason Qing, CEO da Huawei Digital Power. “Além disso, alcançar a neutralidade de carbono é uma missão compartilhada com o mundo inteiro, e a Huawei Digital Power trabalha para desenvolver seu negócio e atingir esse objetivo. Energia limpa, conhecimento e capacitação são o futuro”, completa.

O projeto pode beneficiar até 120 pessoas em Campos dos Goytacazes, contabilizando os dois cursos oferecidos. Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.

O Road Show ABGD Huawei Solar é um projeto da ABGD em parceria com a Huawei e conta com o patrocínio da Risen Solar Technology, Embrastec, Charles Stewart Mott Foundation, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Infraestrutura e Logística (SEMIL), da Secretaria de Desenvolvimento Regional, da HDT, da ABGD News e de instituições de ensino ao redor do país.

Serviço: Road Show ABGD HUAWEI Solar
Data: 23, 24 e 25 de janeiro
Horário: Das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Carga horária: 4 horas cada curso.
Local: SENAI
Endereço: Rua Bruno de Azevedo 37 , Jardim Maria Queiroz - Campos dos Goytacazes/RJ
Inscrições: https://abgd.com.br/roadshow/


Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.
Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD
Lucas Caldini – (15) 98141-1413 – [email protected]  
Ana Carolina Acocella – (11) 97880-8608– [email protected]

Sobre a Huawei 
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook 
Twitter 
Instagram
LinkedIn
 
YouTube

Contato de imprensa:
FSB Comunicação[email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp