22/01/2024 às 17h09min - Atualizada em 24/01/2024 às 08h00min

PPG mostra como proteger a pintura do carro do calor e das chuvas de verão

Época do ano exige cuidados adicionais com a conservação da pintura, que é a parte do veículo mais exposta aos efeitos do clima. Seguir dicas simples ajuda a mantê-la nova por muito mais tempo

PPG
Foto: Divulgação/PPG


Os especialistas da PPG (NYSE: PPG), fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, reuniram uma série de dicas para garantir uma boa conservação da pintura do veículo neste verão, quando as altas temperaturas, os dias de sol intenso e as chuvas fortes são mais frequentes. A pintura é a parte do veículo que mais sofre com os efeitos do clima e, por isso, é muito bom adotar medidas preventivas para preservar o seu aspecto original.

As variações do clima durante a estação podem causar desde manchas a pequenos danos. Segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da Divisão de Repintura da PPG e com mais de 30 anos de experiência no tema, processos simples, feitos em oficina ou na hora de lavar o carro, ajudam a prevenir os efeitos do tempo no verão. Além dos cuidados preventivos, Vettorazzi dá outras dicas para preservar a cor do carro e curtir a estação sem problemas e com a pintura reluzindo. Confira a seguir.

Encontre um bom lugar para estacionar
O local onde o veículo ficará estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. Procure um espaço coberto com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas. Todo o mundo gosta de parar o carro embaixo de uma bela árvore frondosa em dia de sol quente, mas é preciso atenção. Estacionar embaixo de árvores deixa a pintura sujeita a queda de seiva, que pode ser bastante difícil de remover, ou, ainda pior, a fezes de passarinhos, capazes até de corroer a pintura do veículo. Nesse caso, o melhor a fazer é não raspar o excremento seco, mas sim remover a sujeira com cuidado usando um pano úmido. “É importante se proteger até mesmo névoa de tinta, causada por uma eventual pintura de portão”, alerta Vettorazzi.

Escolha uma capa de proteção adequada
Proteger o veículo com uma capa só faz sentido para longos períodos sem uso. O simples tira e põe diário já pode causar pequenos arranhões na pintura – o excesso de cuidado, às vezes, vira um problema. O tecido da capa também precisa ser do tipo que transpira, para não reter calor e umidade. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável. “Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com a umidade das chuvas pode causar manchas”, alerta o especialista.

Utilize produtos específicos para lavar o veículo...
Na hora de higienizar o veículo, escolha um sabão automotivo ou, se não for possível, de pH neutro. “Não utilize gasolina, álcool nem outros solventes na superfície pintada. No caso de eventual queda de produtos de limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água”, explica Vettorazzi. Após a limpeza, é importante secar o veículo com panos adequados para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura. Veja os principais produtos para uma boa limpeza:
  • A esponja é plana. Se a superfície da esponja não for plana, ela pode causar pequenos arranhões na lataria e, com o tempo e a repetição, isso vai piorar a aparência do veículo. A melhor solução é adotar os panos de microfibra, supermacios e fáceis de limpar.
  • O melhor sabão é o automotivo, e ele tem de ser neutro. A melhor recomendação para quem decide fazer a limpeza do veículo é usar um bom produto automotivo, que tem formulação feita exatamente para não agredir a pintura do carro. Se usar produtos caseiros, dê preferência àqueles com pH neutro, para que a pintura não fique opaca com a repetição e o passar do tempo e nem desprotegida.
  • O pano tem de ser limpo. Parece simples e óbvio, mas um erro comum ao lavar o carro é não usar panos e materiais limpos. A sujeira agarrada pode causar microarranhões (ou grandes!) e, eventualmente, até manchar o carro.
  • Aplique cera. Pode parecer trabalhoso ou sair um pouco mais caro no posto, mas passar cera – automotiva! – sobre o carro que acabou de ser lavado (com um produto próprio) vai deixar a superfície mais protegida. A função da cera é revestir a superfície metálica com uma película que dificulta a fixação da sujeira, o que tem a vantagem de espaçar o tempo entre as lavagens.
...e não lave com a lataria quente
Um cuidado frequentemente negligenciado na hora de lavar o carro é começar o serviço com a lataria quente. O problema é que a superfície aquecida acelera a secagem da água e do sabão, e isso pode manchar a pintura. Espere a superfície metálica esfriar. Esse é um cuidado que passa despercebido ou que se esquece voltando de viagem, mas que não custa nada. A coisa certa a fazer é muito simples: lave o carro novamente com sabão adequado e, se ainda assim a mancha não sair, o ideal é efetuar o enceramento do veículo.

Polimento é bom, mas não exagere
Com o objetivo de proteger a pintura do carro das intempéries, muitas pessoas acreditam que fazer polimento periodicamente ajuda a preservar a lataria. No entanto, para que a vida útil da pintura seja prolongada, é bom não exagerar nesse procedimento estético. “Se utilizado com frequência, o polimento pode diminuir a camada de verniz ou de esmalte. Esse cuidado vale para veículos de todas as cores, inclusive brancos”, orienta o especialista da PPG.

Pintura manchada ou rachada: e agora?
O especialista da PPG reforça que, em casos de avaria, o processo de renovação de pintura é feito com lavagem, polimento e, em seguida, se o dono do veículo preferir, podem ser realizados os processos de enceramento, que proporciona brilho e proteção à pintura; a vitrificação, que realça o brilho; e a cristalização, que oferece maior proteção contra manchas causadas por condições do clima.

Com a exposição ao calor e às chuvas, um reparo malfeito pode causar uma mancha na pintura ou pontos de ferrugem na lataria, entre outros problemas. Se for necessário reparar o veículo, existem diferentes tecnologias disponíveis, porém, de modo geral, os produtos base água e os de alto teor de sólidos são de maior durabilidade em comparação aos convencionais. Deve-se avaliar o custo-benefício em cada caso.

A PPG oferece produtos que apoiam o profissional para dar a aparência perfeita ao carro, como a massa de polir MP02 e a massa de polir base água MP03, que garantem o polimento do veículo com acabamento perfeito e eliminam as imperfeições da pintura sem deixar riscos, restaurando o aspecto original e realçando a cor e o brilho.

Vettorazzi pondera que o conhecimento do profissional na preparação e na aplicação dos produtos é essencial. “O ideal é que ele seja qualificado para fazer o melhor uso de um produto com desempenho superior.” Boas práticas e conservação da limpeza do ambiente também contribuem para o prolongamento da vida útil da pintura ou repintura.


PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há mais de 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 18,2 bilhões em 2023. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp