24/01/2024 às 11h58min - Atualizada em 24/01/2024 às 15h03min

Aplicativo gratuito, desenvolvido pelo iABCD, oferece atividades divertidas e personalizadas para melhorar o cenário de crianças não alfabetizadas no Brasil

App é apontado pela Fundação Lemann e pelo Instituto Natura como uma das soluções para apoiar educadores a complementar a alfabetização

Assessoria
Foto: Divulgação


Com mais de dois milhões de downloads na Play Store desde 2019, o aplicativo EduEdu se consolidou como uma solução tecnológica acessível para apoiar a alfabetização de crianças dos anos finais da educação infantil (4 e 5 anos de idade), e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto ABCD, organização social que trabalha há 14 anos para melhorar a vida de pessoas com dislexia, e pensado especialmente para ajudar crianças que enfrentam dificuldades para aprender a ler e escrever.
 

A abordagem educacional do EduEdu é baseada nas melhores evidências sobre como ensinar alunos que enfrentam barreiras no processo de alfabetização e totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, a plataforma aborda os aspectos socioemocionais, fundamentais para o sucesso escolar. O aplicativo recebeu destaque em um documento da Fundação Lemann e do Instituto Natura, sendo indicado como uma solução para apoiar educadores na recomposição das aprendizagens após o difícil período de ensino remoto adotado como medida de prevenção durante a pandemia de covid-19. “O EduEdu proporciona uma aprendizagem personalizada e altamente significativa, centrada nas necessidades de cada aluno, incorporando a gamificação para maximizar o engajamento. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da alfabetização no Brasil, conscientes da complexidade do cenário educacional. Apesar dos desafios, acreditamos que o EduEdu representa uma solução capaz de transformar os atuais números alarmantes apresentados pelo MEC, em que mais de 56% das crianças não são alfabetizadas na idade certa”, avalia Juliana Amorina, diretora-Presidente do Instituto ABCD.
 

Na trilha de aprendizagem do EduEdu, todos os alunos iniciam sua jornada fazendo uma breve avaliação que identifica as áreas em que a criança precisa de apoio e desenvolve atividades personalizadas para estimulá-las Além disso, o aplicativo acompanha o seu desenvolvimento, criando novas atividades para o perfil atual de aprendizagem. Com elementos de gamificação, o EduEdu transforma a alfabetização e o reforço escolar em uma experiência interativa e divertida. 
 

O Instituto ABCD está comprometido com o aprimoramento contínuo da plataforma, que não é apenas um aplicativo, mas sim um elemento chave para moldar um futuro educacional mais abrangente e inclusivo. O EduEdu pode ser baixado gratuitamente no link: https://www.eduedu.com.br/ 
 

Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.
 

Acompanhe o Instituto ABCD
Instagram: @iabcd
Facebook: @InstitutoABCD


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp