26/01/2024 às 12h23min - Atualizada em 27/01/2024 às 10h21min

Do algoritmo às estrelas: ChatGPT surpreende ao contribuir em livro vencedor de prêmio

Autora da obra fez uma revelação intrigante durante a cerimônia de premiação.

Multiverso Notícias - https://multiversonoticias.com.br
https://multiversonoticias.com.br/do-algoritmo-as-estrelas-chatgpt-surpreende-ao-contribuir-em-livro-vencedor-de-premio/


O ChatGPT é uma das inteligências artificiais (IAs) mais conhecidas da atualidade e está revolucionando diversas áreas de atuação, antes exclusivamente humanas.

Por isso, o surgimento desse tipo de tecnologia tem gerado inúmeros debates sobre a questão da substituição das pessoas em certas atividades profissionais.

Recentemente, uma famosa autora japonesa chamada Rie Kudan, admitiu que um de seus romances mais reconhecidos foi escrito com o auxílio de tal ferramenta, conforme afirma o The Japan Times.

Essa declaração repercutiu muito nas redes sociais, com vários internautas tecendo opiniões diferentes sobre o tema.

Como o ChatGPT foi usado para escrever um livro inteiro?

ChatGPT contribui para vários tipos de tarefas, inclusive literárias – Imagem:OpenAI/Reprodução

Segundo Kudan, foi compartilhando seus pensamentos com a IA que ela conseguiu atingir todo o seu potencial criativo para finalmente redigir a obra.

O livro no qual ela teve ajuda do ChatGPT se chama ‘Tokyo-to Dojo-to’ (Torre da Compaixão de Tóquio, em tradução literal para a língua portuguesa).

O sucesso da produção foi tamanho que, na última quarta-feira (17), a autora foi contemplada com o Prêmio Akutagawa, considerado por muitos a maior premiação literária do país. Durante a cerimônia, os jurados elogiaram a obra de forma inacreditável.

Mas o que ninguém esperava aconteceu. Rie admitiu que usou tal recurso digital para produzir o livro e que 5% das frases contidas nele foram idealizadas pela ferramenta. Ironicamente, um dos temas abordados no romance é justamente a inteligência artificial.

A revelação deixou muita gente curiosa, uma vez que a mulher não indicou quais seriam os conteúdos gerados artificialmente.

Nas redes sociais, muitos leitores começaram a apontar trechos que pareciam ter sido extraídos de maneira não natural.

Apesar de ter recebido algumas críticas, ao que parece a maioria das pessoas acredita que utilizar uma porcentagem pequena de conteúdo gerado por ChatGPT não invalida o mérito da escritora.

O post Do algoritmo às estrelas: ChatGPT surpreende ao contribuir em livro vencedor de prêmio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/do-algoritmo-as-estrelas-chatgpt-surpreende-ao-contribuir-em-livro-vencedor-de-premio/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp