24/01/2024 às 18h54min - Atualizada em 28/01/2024 às 00h00min

Última chamada: pontos fundamentais na escolha da escola

Especialistas em educação apontam aspectos que devem ser levados em consideração para escolha da escola

Redação
Freepik


O período letivo de 2024 será iniciado em breve, no entanto algumas famílias ainda não decidiram em que escola o filho vai estudar. Embora a proximidade torne a decisão um pouco mais complexa, já que há menos tempo hábil, algumas dicas podem ajudar nesse processo.

“Antes de escolher a escola ideal, é preciso saber quais são os gostos e as necessidades, quais são as formas de aprender e de estudar que mais motivam e envolvem, como o aluno se relaciona com colegas e professores, como lida com os desafios e com os medos. Quanto mais conhecer o que seu filho precisa, independentemente da idade, mais assertiva será a escolha da escola”, afirma Valquiria Rodrigues, diretora assistente da Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco.

Pensando nisso, especialistas em educação listaram alguns pontos importantes para se levar em consideração neste momento, passando por análise de currículo, propostas inovadoras, desenvolvimento socioemocional, entre outros. Confira!

Ensino bilíngue
O pensamento bilíngue não é apenas um diferencial do aluno, mas sim, uma demanda de formação. Elementos a serem avaliados no ensino bilíngue devem contemplar o uso de metodologias ativas, de gamificação, de atenção ao desenvolvimento de competências do século XXI, trazendo o inglês como ampliador do ensino e tornando o estudante um cidadão mais crítico, pensante, criativo e preparado para a vida, como um todo.

Por isso, uma solução escolar que torna o aprendizado uma experiência para além do idioma em si, integrando cultura e fatores como globalização e cultura digital é essencial na escola. Shalomir Saunders, assessora pedagógica da Eduall, solução exclusiva de ensino de inglês com abordagem bilíngue, defende que um material didático direcionado é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. 

“Falar inglês não é apenas falar uma língua, mas o domínio da língua ajuda a compreender todo um contexto e tradição das diferentes culturas e etnias que existem. Em um mundo no qual há incerteza sobre quais empregos existirão no futuro, há a necessidade de se pensar nas competências e nas habilidades mais pertinentes ao que eles devem precisar lá na frente”, destaca a assessora pedagógica da Eduall.

Equipe pedagógica
Se atentar à equipe pedagógica na hora de realizar a escolha da escola é um dos pontos mais importantes. Além de guiarem os estudantes durante a jornada escolar, o time pedagógico também é responsável por desenvolver e implementar o currículo educacional, pensando em metodologias de ensino e diferentes estilos de aprendizagem, como explica Juliana Storniolo, Diretora de Ensino da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, instituição voltada ao desenvolvimento de profissional de educadores.

“Olhar para a qualidade de equipe pedagógica na hora da escolha da escola é fundamental. Ter uma equipe qualificada e comprometida pode influenciar positivamente o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos. É essa equipe que olha para o ambiente e mantém ele atualizado e envolvente, desenvolvendo um papel fundamental em áreas como planejamento, execução e avaliação, que são alguns dos principais pilares de uma escola”, finaliza a diretora.

Ensino Integral
O ensino integral contribui para o desenvolvimento holístico dos estudantes, promovendo habilidades para além do conteúdo acadêmico, passando por aspectos de ordem social, emocional e vida prática. Em suma, a importância do ensino integral possibilita maior aprofundamento nos temas tradicionais, diversificação das práticas pedagógicas e enriquecimento do ambiente escolar, resultando em uma formação mais completa e mais preparada para os desafios da vida.

Na Escola Vereda, o ensino destaca-se por oferecer não apenas um horário extenso, mas sobretudo, por ser contínuo e completo. “Ao ter todas as aulas ministradas por professores ao longo do dia, os estudantes têm uma formação integral que vai além do conteúdo básico. Isso possibilita dedicar tempo significativo a disciplinas como inglês, teatro, habilidades para a vida e programação, sem custo adicional para os responsáveis”, explica o Diretor de Ensino da Escola Vereda, Jefferson Mello
.

A carga horária estendida também permite reforçar disciplinas tradicionais, proporcionando aprofundamentos e diversificação de práticas pedagógicas, como projetos diferenciados, atividades envolventes e saídas pedagógicas. Esse modelo contribui para uma educação mais abrangente e enriquecedora.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp