28/01/2024 às 12h40min - Atualizada em 29/01/2024 às 08h32min

30 anos atrás: como eram as tecnologias mais avançadas no começo dos anos 90?

Revisitamos um mundo analógico e as primeiras sementes da era digital.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/30-anos-atras-como-eram-as-tecnologias-mais-avancadas-no-comeco-dos-anos-90/


1

1

Com o remake de sucesso de uma das novelas mais conhecidas da história da teledramaturgia brasileira, muitas pessoas relembraram a partir de ‘Renascer‘, da Rede Globo, que estreou no ano de 1993, a época em que a tecnologia era bastante diferente da atual.

A notícia mexeu com uma parcela das pessoas que viveram naquela época, trazendo à tona memórias de uma época bem diferente da que conhecemos atualmente.

Os primórdios de uma tecnologia moderna

Nos começo dos anos 90, a tecnologia ainda dava seus primeiros passos em direção à era digital. Os televisores de tubo dominavam os lares, oferecendo no máximo 32 polegadas de pura diversão.

Os computadores, embora já existissem, eram principalmente encontrados em ambientes corporativos, com configurações modestas, como processadores Intel 486SX-25 ou 486SX-33, 4 MB de RAM e HDs de até 120 MB.

Os PCs da época ainda não contavam com leitores de CD, uma tecnologia reservada para produtos mais caros.

Por sua vez, os disquetes, com capacidade de 1,44 MB, eram os meios de armazenamento digital mais comuns da época.

Walkman era o ‘Spotify’ dos anos 90 – imagem: Deposit Photos/Reprodução

Para os amantes da música, o Discman era o companheiro ideal, permitindo que as pessoas ouvissem suas músicas favoritas em movimento.

Enquanto isso, os aficionados por jogos tinham em suas mãos o Super Nintendo, lançado dois anos antes, com clássicos como ‘Super Mario World’ e ‘Street Fighter 2‘.

Além disso, 1993 foi um ano repleto de marcos tecnológicos. O NCSA Mosaic, um dos primeiros navegadores da web, foi lançado.

O formato MP3 foi publicado, sinalizando uma revolução na forma como ouvimos música. A Intel introduziu o primeiro processador Pentium, e a Adobe lançou o formato PDF, que se tornou padrão para documentos digitais.

Enquanto os telespectadores mergulham na trama atualizada de ‘Renascer’, é fascinante observar como a tecnologia evoluiu desde a era analógica de 1993 até os avanços digitais atuais.

A novela pode trazer de volta o enredo cativante, mas a viagem no tempo tecnológica é cortesia do Multiverso Notícias.

O post 30 anos atrás: como eram as tecnologias mais avançadas no começo dos anos 90? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/30-anos-atras-como-eram-as-tecnologias-mais-avancadas-no-comeco-dos-anos-90/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp