29/01/2024 às 17h20min - Atualizada em 30/01/2024 às 16h17min

Setor de games sofre com milhares de demissões desde 2023

Ondas de cortes e preocupações com o futuro tem preocupado profissionais da indústria. Desenvolvedores enfrentam desafios de demissões no setor e uso de IAs por colegas de profissão. Confira!

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/setor-de-games-sofre-com-milhares-de-demissoes-desde-2023/


O ano de 2023 foi um verdadeiro desafio para os desenvolvedores de jogos em todo o mundo, marcado por demissões e incertezas que parecem persistir em 2024.

Uma análise realizada em dezembro revelou que cerca de nove mil profissionais foram atingidos pelos cortes na indústria de games.

Agora, uma nova pesquisa da GDC, envolvendo mais de três mil pessoas, mostra que aproximadamente um terço dos profissionais enfrentou algum tipo de demissão nos últimos doze meses.

Indústria dos games sofre com demissões

Setor de jogos tem enfrentado grandes ondas de demissões – Imagem: Pixabay/Pexels/Reprodução

A situação não é animadora para os desenvolvedores de jogos, 35% deles afirmaram terem visto demissões em suas equipes ou empresas, ou até eles próprios foram demitidos.

O setor de Controle de Qualidade foi o mais afetado, perdendo cerca de 22% das vagas, uma realidade preocupante para os profissionais dessa área.

A situação continua em 2024, com mais da metade dos entrevistados (56%) expressando dúvidas sobre a estabilidade de seus empregos nos próximos doze meses. A onda de demissões persiste, e os desenvolvedores temem o impacto em suas carreiras.

Inteligência artificial e ética são outros dilemas

A pesquisa da GDC também abordou a crescente polêmica em torno do uso de inteligência artificial (IA) na indústria de jogos.

Surpreendentemente, 49% dos desenvolvedores afirmaram estar utilizando ou conhecendo colegas que empregam ferramentas de IA generativa, como ChatGPT, DALL-E, GitHub Copilot e Adobe Generative Fill.

No entanto, 84% dos entrevistados revelaram estar preocupados com as implicações éticas do uso dessas tecnologias durante o desenvolvimento de games.

Reflexos de um ano desafiador

2023 foi marcado por uma série de demissões que abalaram a indústria de jogos. A incerteza econômica, a correção de curso pós-pandemia e a concentração de estúdios são apontadas como possíveis explicações para isso.

Alguns desenvolvedores expressaram o desejo de sindicalização como forma de garantir maior proteção aos trabalhadores.

O post Setor de games sofre com milhares de demissões desde 2023 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/setor-de-games-sofre-com-milhares-de-demissoes-desde-2023/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp