31/01/2024 às 08h21min - Atualizada em 31/01/2024 às 08h21min

Janeiro termina com calor e muitas pancadas de chuva no Brasil

Redação

G1
Nuvens carregadas, do tipo cumulonimbus, se formam por quase todo o Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido que predomina sobre o país. Estas nuvens provocam as típicas pancadas de chuva  de verão, com raios, e que  muitas vezes podem ser fortes, com ventos fortes, mas não se prolongam por muito tempo. Estas nuvens se formam em quase todos os estados brasileiros nesta quarta-feira.

Em estados como São Paulo, Rio De Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, as condições para chuva aumentam por causa da formação de uma frente fria na costa paulista.


No extremo norte do país, a Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará. 

Previsão do tempo para o Brasil para 31/01/2024 -quinta-feira

Região Sul

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva.
A quarta-feira é com muito sol, algumas nuvens e sem chuva na maior parte do Sul do Brasil. 
Algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer a partir da tarde no norte, centro e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e litoral norte catarinense, mas o sol aparece forte ao longo do dia.
Todo o Rio Grande do Sul tem um dia de sol e sem chuva.

Região Sudeste

Uma frente fria se forma na costa da São Paulo e ajuda a aumentar as condições para chuva neste estado, no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais. O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e gera  nuvens carregadas. 
No Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio do Jequitinhonha, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora e pode chover forte. Mas tem períodos de sol ao longo do dia.
No centro, sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta com o calor e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover forte.
Alerta para temporais na Zona da Mata, região Serrana do estado do Rio e no sul de São Paulo.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região. Só não deve chover no extremo sul de Mato Grosso do Sul, região de Naviraí e Sete Quedas.
No noroeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer várias vezes durante o dia e há risco de chuva forte. sudeste de Goiás, divisa com o Triângulo Mineiro.
O restante do Centro-Oeste tem sol na maior parte do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte na maioria  das áreas do Centro-Oeste.

Região Nordeste

As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste. Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e a aproximação de um sistema de alta pressão atmosférica reduzem a instabilidade no leste do Nordeste.
Toda a Bahia tem sol forte e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde apenas no oeste do estado. 
Dia com muito sol em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Chove rapidamente no litoral entre Natal e Recife.
O Maranhão, Piauí e Ceará têm várias pancadas de chuva, mas intercaladas com períodos de sol. 

Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas no Amapá e norte do Pará. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forma mais áreas de instabilidade entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Nuvens carregadas crescem por causa do ar quente e úmido que predomina no Norte do Brasil.
No Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no sudoeste e litoral do Pará e no litoral do Amapá, a chuva é frequente e pode ser forte, mas o sol aparece um pouco. 
Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia, e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Alertas meteorológicos para 31/01/2024 quarta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Teresina, São Luís, Fortaleza, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, no Espírito Santo (exceto no norte do estado), extremo norte e extremo sul de Goiás e Chapada dos Veadeiros, noroeste, centro e sudeste de Mato Grosso (região de Rondonópolis), nordeste e leste de Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, centro-norte e litoral do Amapá, centro-oeste em sudoeste do Amazonas e Acre.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h em São Paulo, estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais (exceto divisa com a Bahia), Espírito Santo (exceto norte do estado), Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (exceto fronteira com o Paraguai), Rondônia, Amazonas (exceto oeste/sudoeste do estado), centro, oeste e sul do Amapá, Pará, centro, oeste e sul de Roraima, Maranhão, Piauí, Ceará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp