31/01/2024 às 09h30min - Atualizada em 31/01/2024 às 15h57min

Guarujá recebe 2ª sirene do Governo de SP para emergências em temporais

Equipamento já funciona em São Sebastião e também será instalado em Franco da Rocha

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/guaruja-recebe-2a-sirene-do-governo-de-sp-para-emergencias-em-temporais/


DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Defesa Civil do Estado promove o primeiro treino simulado para acionamento da sirene de emergência instalada no Morro da Barreira do João Guarda, no Guarujá

Uma das principais cidades da Baixada Santista passa a contar com o novo sistema de alerta remoto do Governo de São Paulo para emergências durante eventos climáticos extremos. A partir das 17h desta quarta-feira (31), a Defesa Civil do Estado promove o primeiro treino simulado para acionamento da sirene de emergência instalada no Morro da Barreira do João Guarda, no Guarujá, após investimento de R$ 2,4 milhões em equipamentos e instalação de torres de transmissão.

A sirene de Guarujá é a segunda em funcionamento por meio da modernização de procedimentos determinada pelo governador Tarcísio de Freitas. O primeiro sistema de alerta já está em atividade no município de São Sebastião, no Litoral Norte, e uma terceira sirene será instalada até fevereiro em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

As três cidades foram escolhidas porque concentram áreas de moradia com risco de deslizamentos e alagamentos, grandes volumes de chuva registrado nas regiões e alto número de pessoas afetadas pelas chuvas, além de contar com centros de operações e controle que já funcionam 24 horas. O objetivo do novo sistema de sirenes é proteger vidas sempre que houver riscos decorrentes de temporais.

No Guarujá, agentes estaduais e municipais de Defesa Civil vão distribuir material educativo para informar os moradores sobre testes e funcionamento dos novos equipamentos. O Morro da Barreira do João Guarda foi escolhido após análise técnica com base em riscos e estatísticas de acidentes geológicos. A simulação será feita nas proximidades da escola municipal Sérgio Pereira Rodrigues.

Junto com a sirene, a comunidade terá acesso ao Mapa Comunitário de Risco, cartilha que aponta os problemas relacionados ao clima e uso do solo na região e oferece dicas e orientações sobre o que fazer diante de um deslizamento de terra.

As ruas do bairro vão receber placas de sinalização indicando rotas de fuga, áreas sujeitas a erosão e desmoronamento, pontos de encontro e abrigos emergenciais. A comunidade também vai receber um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, com a participação dos moradores e integração direta com os agentes.

Além das sirenes, o Governo de São Paulo também promove outros investimentos em tecnologia para prevenção a temporais e rajadas de vento. Desde o final de 2023, a Defesa Civil do Estado opera um novo radar meteorológico no município de Ilhabela, com capacidade para monitorar todo o Litoral Norte e a Baixada Santista.

Como funciona

A sirene pode ser acionada à distância pela Central de Comando e Controle do Município ou de forma manual, no próprio ponto de instalação inclusive por moradores que integram o Núcleo Comunitário de Defesa Civil.

Quando o sistema de alerta é acionado, o toque da sirene é alternado com mensagens de voz com orientações de alerta para os moradores: “A Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nesta área. Fiquem atentos”; “Atenção, atenção: a Defesa Civil informa a possibilidade de chuva moderada para forte nas próximas horas. Fiquem atentos”; “A Defesa Civil informa: estamos voltando à normalidade. Atenção moradores: ao retornarem para as suas moradias, verifiquem a ocorrência de deslizamentos. Caso necessário, liguem para a Defesa Civil: 199”; “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Guarujá recebe 2ª sirene do Governo de SP para emergências em temporais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp