16/02/2024 às 14h02min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h02min

O sussurro da sua saúde

Como o zumbido no ouvido nos acompanha diariamente

Vero Lettera Comunicação
Fonocenter


 

O zumbido no ouvido, conhecido como acufeno, é um sintoma comum que afeta aproximadamente 10% a 15% da população. Este ruído interno pode se manifestar de diversas formas, como zumbido, tinido, crepitação, apito ou sibilo, e está frequentemente associado à um dos sintomas da perda auditiva.

"Existem dois tipos principais de acufeno: o subjetivo e o objetivo. O subjetivo, mais comum, é causado por atividade anômala no córtex auditivo do cérebro, muitas vezes associado a distúrbios relacionados ao ouvido. Por outro lado, o acufeno objetivo é menos comum e geralmente envolve ruídos dos vasos sanguíneos próximos ao ouvido." Diz Natan Louback, Fonoaudiólogo da Fonocenter.

"Diversas condições podem desencadear o zumbido no ouvido, incluindo exposição a sons altos, envelhecimento, certos medicamentos ototóxicos, doenças, enxaquecas, entre outras. Até mesmo alguns problemas no ouvido médio podem ser causas, como o acúmulo de cera por exemplo." Diz o Dr Fábio Martinelli.

É fundamental estar atento a sinais de alerta, como acufeno em apenas um dos ouvidos ou sintomas neurológicos além da perda de audição. Nestes casos, a busca por avaliação médica imediata é essencial. Mesmo sem esses sinais, se o acufeno se desenvolveu recentemente ou é pulsátil, é recomendável consultar um médico para investigação.

O tratamento para o zumbido no ouvido varia de acordo com a causa subjacente, podendo incluir correção sonora com uso de próteses auditivas, terapias de som, medicamentos, gestão de estresse e terapias cognitivas. Em casos específicos, procedimentos cirúrgicos podem ser considerados para aliviar o acufeno.

Conscientização, consulta médica e compreensão das causas são passos cruciais para lidar com o zumbido no ouvido, buscando melhorar a qualidade de vida e minimizar o impacto desse sintoma intrusivo.

Serviço: Doutor Fábio Martinelli
Otorrinolaringologista do Instituto Martinelli Brasilnstituto Martinelli e Brasil
41- 3040-0011
Rua da Paz 195 sala 316/317 Alto da XV.

Serviço: Fonocenter Batel Aparelhos Auditivos LTDA
Iva Lanzarini Fonoaudióloga
(41) 3078-3500
@fonocentercwb
[email protected] 
www.fonocentercuritiba.com.br
Rua Dep. Antônio Baby, 72 - Batel Curitiba, PR.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp