16/02/2024 às 15h19min - Atualizada em 18/02/2024 às 00h01min

Ipatinga disponibiliza novas turmas de curso de design em madeira e metal para jovens adultos

Sucesso em 2023, a Oficina dos Sonhos está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de fevereiro

O. Monteiro
Divulgação


Como em todas as carreiras, aprimorar as habilidades e buscar o treinamento, a certificação e a educação adequadas são ferramentas fundamentais hoje em dia para se ter a oportunidade de se destacar no pool de talentos. Investir na qualificação aumenta a chances de obter mais retornos de chamada e conseguir mais possibilidades de trabalho.    

Com o objetivo de oferecer essas condições a quem deseja investir na qualificação profissional, a Oficina dos Sonhos está com inscrições abertas para novas turmas do curso profissionalizante de design em madeira e metal, em Ipatinga, Minas Gerais, até o próximo dia 25 de fevereiro.

Realizada pela Zeppelin Produções e Logística e patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Usiminas, a iniciativa oferece aulas gratuitas para jovens com mais de 18 anos, que estejam cursando o ensino médio ou já sejam formados em escolas públicas.

Adquirir habilidades no campo do design com metais e madeira oferece vantagens promissoras para os aspirantes, que têm uma ampla gama de atividades para escolher nesse domínio. Tanto a madeira quanto o metal são amplamente empregados na indústria de decoração. Atualmente, esse setor abrange a criação de móveis, esculturas, produtos industriais e utensílios domésticos, entre outras possibilidades criativas.
"Ter participado da Oficina dos Sonhos com o curso de marcenaria e serralheria me proporcionou uma experiência única. Adquiri habilidades técnicas essenciais que vou levar para vida, como o manuseio de muitas ferramentas até a entender um pouco dos diferentes tipos de madeiras. Foi gratificante ter tido a oportunidade de criar várias coisas com minhas próprias mãos. Além disso, acabei adquirindo, ao final do curso, paciência e  aprendi a prestar mais atenção aos detalhes," conta Aisha Zaccaro Noronha Faria, que se formou em uma das turmas de 2023.

O curso terá carga horária total de 128 horas e transmitirá conhecimento técnico em design, marcenaria e solda com o objetivo de promover a geração de emprego e renda para jovens adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design em madeira e metal. A meta é tornar-se um projeto autossustentável financeiramente.  

No laboratório de marcenaria, os alunos terão acesso à torno, lixadeiras, serra circular, serra de fita, tupia manual, planta elétrica, plaina desengrossadeira, furador, compressor, pinador, motor esmeril, esquadros, formões, serra tico tico, furadeira, parafusadeira e ferramentas diversas. Na serralheria, irão trabalhar com serra rápida, arame de solda, mangueira de ar, esmerilhadeira, torno, inversora, tocha mig, regulador pressão, máquinas de solda, furadeira e abraçadeira, entre outros equipamentos e ferramentas diversas. O espaço teórico conta com TV e foyer para exposições teóricas. Materiais, uniforme e EPIs são disponibilizados pelo projeto.

A Zeppelin é uma agência que possui um time criativo que traz soluções para as demandas da sociedade e principalmente para os jovens em busca do primeiro emprego ou uma fonte de renda. Assim, o Oficina dos Sonhos em Ipatinga busca ser um facilitador, oferecendo um processo de profissionalização em design de produto com foco em marcenaria e serralheria. Espera-se que os participantes possam, ao final do curso, desenvolver objetos, mobiliário, peças e até materiais para a decoração de ambientes residenciais e comerciais e que possam comercializar a sua produção”, afirma Thiago Kling, Desenhista Industrial e idealizador do projeto.  

Para se inscrever, os interessados devem acessar o link https://forms.gle/H6bH49BWsSncaBSB9 e preencher o formulário. Com vagas limitadas, a lista dos selecionados será divulgada pelas redes sociais do projeto (@nucleoficinadosonhos) no dia 28 de fevereiro. As aulas começarão no dia 4 de março. Ao término da capacitação, os participantes receberão certificado de conclusão.

No ato da inscrição, o candidato deve optar por um dos três horários de aulas disponíveis:

Turma 1: às segundas e quartas, das 13h às 17h
Turma 2, às terças e quintas, das 13h às 17h
Turma 3, de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h.


“É muito gratificante apoiar um projeto tão relevante como esse, que busca capacitar as pessoas e oferecer meios para o crescimento e desenvolvimento sustentável para as comunidades através da qualificação profissional gratuita. Tudo isso contribuindo, ainda, para reduzir as desigualdades sociais. Faz parte do nosso compromisso priorizar as localidades em que estamos presentes e proporcionar novas oportunidades a elas”, afirma André Chaves, diretor corporativo de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Relações Institucionais da Usiminas. 
 
Serviço 

Oficina dos Sonhos – Design em Madeira e Metal – Ipatinga, Minas Gerais 
Faixa etária: jovens e adultos a partir de 18 anos, todos os gêneros. 
Carga horária: 128 horas. 
Inscrições gratuitas: até 25 de fevereiro
Link de inscrição: https://forms.gle/H6bH49BWsSncaBSB9
Divulgação dos selecionados: 28 de fevereiro
Início das aulas: 4 de março
Local das aulas: Rua dos Tupinambás, nº 80 - Iguaçu - Ipatinga (MG)

Informações pelo telefone/Whatsapp: (31) 7261-1400 / (32) 9 9944-0104
Instagram: @nucleoficinadosonhos

Ficha Técnica

Patrocínio: USIMINAS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal.   
Apoio: Instituto Usiminas
Produção Executiva: Mbyá Produções
Realização: Zeppelin Produções e Logística Ltda.   
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp