18/02/2024 às 20h03min - Atualizada em 19/02/2024 às 13h24min

Até quantos anos os dinossauros viviam? Cientistas estimam

Saiba mais sobre a expectativa de vida dos dinossauros; adaptações ao longo dos anos permitiram idades variadas a cada espécie.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/ate-quantos-anos-os-dinossauros-viviam-cientistas-estimam/


Sejam os dinossauros grandes saurópodes ou animais menores, como os ornitópodes, eles detiveram o seu próprio reinado na Terra por milhões de anos.

Entretanto, nem mesmo esse legado foi o suficiente para deter a extinção em massa dos dinossauros, desencadeada por um asteroide há 66 milhões de anos, o qual marcou o fim dessa era impressionante.

Mas, ainda sobre o período que antecede esse cataclismo, os cientistas se perguntam sobre a expectativa de vida dessas criaturas intrigantes.

Idade média dependia de cada espécie

Qual era a idade média dos dinossauros? – Imagem: Canva Pro/Reprodução

Ao investigar a longevidade dos dinossauros, os pesquisadores se deparam com desafios.

Determinar o tempo necessário para uma espécie atingir a idade adulta é uma métrica inicial, mas não oferece uma visão completa sobre quanto tempo eles viveriam como adultos.

Nesse contexto, estudos revelam uma peculiaridade nos dinossauros: muitos morriam durante o crescimento, em contraste com os mamíferos, que atingem a maturidade e vivem por alguns anos antes de falecer.

Apesar disso, a ideia de que os dinossauros poderiam crescer indefinidamente é desmentida pelos fatos.

Provavelmente, eles experimentavam um crescimento contínuo, semelhante ao dos crocodilos, mas atingiam um tamanho máximo antes de encerrar o ciclo de crescimento.

Curiosamente, a morte costumava chegar antes desse ponto, influenciada por predadores, doenças, fenômenos naturais e outros desafios da vida selvagem.

Ainda nesse cenário, os saurópodes gigantes, como os dinossauros de pescoço longo, levavam cerca de 30 a 35 anos para alcançar sua estatura máxima.

Considerando uma vida um pouco além disso, os mais idosos podiam atingir aproximadamente 50 anos.

Em contrapartida, dinossauros menores, como os ornitópodes, alcançavam seu tamanho total por volta dos 4 a 5 anos e, a menos que tivessem sorte, raramente ultrapassavam os 3 ou 4 anos de vida.

Mas qual era a idade média de um dinossauro, afinal?

 

 

Conforme vimos acima, todas aquelas evidências científicas e dados desafiam as suposições sobre a longevidade dos dinossauros.

Em razão disso, não há consenso sobre o tipo de metabolismo de cada espécie, deixando em aberto a questão se esses padrões se aplicam apenas aos herbívoros.

A verdade é que não existe uma idade exata quando nos perguntamos sobre quanto tempo viviam os dinossauros, uma vez que isso depende de vários fatores, incluindo sobre qual espécie estiamos falando.

Por exemplo: o intrigante deinonicossauro, comparado aos carnívoros contemporâneos, tinha uma expectativa de vida em torno de 30 anos.

Enquanto isso, o melanossauro, um herbívoro colossal de 12 metros, poderia, se tivesse sangue frio, alcançar surpreendentes 200 anos de existência.

Portanto, a complexidade das vidas dos dinossauros continua a surpreender e desafiar nossas noções preconcebidas sobre essas criaturas magníficas que dominaram nosso planeta no passado distante.

 

O post Até quantos anos os dinossauros viviam? Cientistas estimam apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/ate-quantos-anos-os-dinossauros-viviam-cientistas-estimam/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp