Sem dúvidas, desenvolver um jogo é uma jornada complexa com diversas etapas importantes, e o teste é uma das mais significativas. Inclusive, eles podem garantir o sucesso de grandes jogos, como os famosos títulos da Nintendo.
Os testes costumam acontecer tanto nos estágios iniciais do desenvolvimento, quanto durante demonstrações ou ainda em acessos antecipados. A partir disso, é possível, por exemplo, identificar falhas, bugs e possíveis melhorias de design.
Sobre isso, Stephen ‘Mortdog’ Mortimer, diretor de Game Design na Riot Games e ex-funcionário da Nintendo, compartilhou uma valiosa lição acerca da escolha do público correto para testar jogos.
Em uma série de postagens em seu perfil no X, o antigo Twitter, Mortimer compartilhou uma história reveladora de quando tinha 22 anos e trabalhava em seu primeiro projeto na Nintendo, o ‘Mario vs DK2: March of the Minis’.
Ao iniciar os testes do jogo, Mortimer sugeriu recrutar amigos e familiares para fornecer feedback. No entanto, sua chefe discordou dessa abordagem.
Ela explicou que crianças e jogadores experientes poderiam não oferecer um feedback genuíno, pois superariam facilmente os desafios do jogo ou estariam satisfeitos simplesmente por jogar.
Então como seria um teste ideal? Pensando nessa questão, a então chefe de Mortimer sugeriu que mães de 35 anos que não jogavam videogame seriam ideais para os testes.
Isso porque elas teriam uma perspectiva diferente e destacariam áreas confusas ou problemáticas do jogo. Embora inicialmente surpreso, Mortimer concordou em seguir dessa forma.
Assim, os testes subsequentes confirmaram a eficácia dessa escolha, levando a melhorias significativas na compreensão do jogo.
Anos depois, enquanto trabalhava como chefe de Design no ‘League of Legends’ da Riot Games, Mortimer aplicou a mesma lição ao desenvolver os tutoriais do jogo.
Mesmo quando um designer questionou a necessidade de explicar movimentos básicos, os testes revelaram que a maioria dos jogadores precisava dessas instruções.
A lição sobre a importância de escolher o público certo para testar jogos permaneceu válida ao longo dos anos, demonstrando relevância em projetos desafiadores, como ‘League of Legends‘.
O post Desenvolvedor da Nintendo revela etapa crucial para o sucesso dos jogos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.