Há duas décadas, ‘GTA San Andreas’ foi lançado, e, mesmo após todo esse tempo, os jogadores continuam apegados à versão original.
O título, desenvolvido pela Rockstar Games e lançado em 2004 para PlayStation 2, marcou uma geração e uma era na história dos videogames. Em vista disso, ele permanece como um clássico incontestável até os dias de hoje.
Nesse caso, a Rockstar fornece aos jogadores uma experiência imersiva em um mundo aberto cheio de possibilidades.
Como o nome sugere, a história é ambientada na fictícia região de San Andreas. Na pele de Carl Johnson, o famoso ‘CJ’, os jogadores exploram um vasto ambiente urbano, repleto de cidades, zonas rurais, praias e montanhas.
O título oferece uma narrativa envolvente, repleta de personagens memoráveis e um enredo com reviravoltas surpreendentes.
Além da história principal, ‘GTA San Andreas’ apresenta uma variedade impressionante de atividades e missões secundárias.
Esses eventos variam desde corridas de carro a missões de gangues e até mesmo administração de territórios.
A liberdade dada aos jogadores para explorar e interagir com o mundo do jogo é uma das características mais marcantes e apreciadas.
O game também introduziu diversos elementos que se tornaram padrão na série ‘GTA’, como a personalização do personagem, a possibilidade de adquirir propriedades e o sistema de gangues.
Além disso, a trilha sonora de ‘GTA San Andreas’ é aclamada até hoje, com uma seleção diversificada de músicas que capturam perfeitamente a atmosfera do jogo e da época.
Por estes e tantos outros motivos, o título perdura até os dias de hoje, revelando segredos que surpreendem os fãs mesmo quase duas décadas após seu lançamento.
Recentemente, o ex-diretor técnico da Rockstar North, Obbe Vermeij, trouxe à tona uma dessas pérolas escondidas do ‘GTA San Andreas’ em uma postagem no antigo Twitter, o X.
O mistério gira em torno da lua do jogo, que muda de tamanho em circunstâncias específicas durante o gameplay.
Vermeij compartilhou os bastidores desse aspecto peculiar, destacando uma situação em que os artistas responsáveis pelo desenvolvimento discordaram sobre o tamanho ideal da lua.
“Os artistas me forneceram uma textura para a lua de ‘GTA’. Eu a coloquei no céu, garantindo que fosse visível à noite e tivesse um tamanho razoável. Alguns dias depois, quatro artistas estavam em minha mesa, pedindo para mudar o tamanho dela […] Dois deles queriam que fosse menor para ser mais realista, enquanto os outros dois queriam que fosse maior para ser mais cinematográfica. Sugeri então que a lua mudasse de tamanho no jogo”.
Vermeij revelou que, enquanto trabalhava no rifle de precisão, implementou a alternância de três tamanhos (pequeno, médio e grande) para a lua, dependendo de onde o jogador atirava.
No entanto, os artistas nunca chegaram a um consenso, deixando a mecânica inusitada no jogo até hoje.
Essa não é a primeira vez que Vermeij compartilha detalhes dos bastidores da franquia ‘GTA’. Em novembro do ano passado, o ex-desenvolvedor lançou um blog para compartilhar suas experiências com a Rockstar e ‘GTA San Andreas’. No entanto, para a tristeza dos fãs do jogo, a página da web precisou ser encerrada.
Isso porque Vermeji recebeu inúmeros e-mails de ex-colegas da Rockstar North, indicando que seus relatos poderiam comprometer a ‘mística’ da empresa.
O perfil de Vermeij no LinkedIn revela sua longa trajetória como diretor técnico da Rockstar North entre os anos 1995 e 2009, período em que trabalhou nos principais títulos da franquia ‘Grand Theft Auto’.
Relatos como este não apenas expõem os segredos dos jogos, mas também as complexidades por trás da produção e da cultura interna da Rockstar.
De modo geral, a Rockstar tem sido conhecida por manter uma aura de mistério em torno de seus projetos, como foi o caso de Mike Dailly, ex-membro fundador, cujos vídeos de protótipos de jogos foram protegidos por direitos autorais no YouTube em 2022, gerando frustração entre os desenvolvedores.
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