23/02/2024 às 09h43min - Atualizada em 23/02/2024 às 15h51min

Cientistas descobrem a temperatura perfeita para gerar vida na Terra

Pesquisadores afirmam que as funções biológicas dos seres vivos têm melhor desempenho em temperaturas mais frias.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/cientistas-descobrem-a-temperatura-perfeita-para-gerar-vida-na-terra/


Um dos principais assuntos discutidos no mundo da ciência na atualidade é sobre a temperatura do planeta e como os seres vivos na Terra podem e já são afetados com algumas alterações.

Embora alguns animais se adaptem bem a diferentes condições, existe uma faixa ideal de temperatura para o desenvolvimento da vida.

A temperatura agradável a seres vivos

O equilíbrio da temperatura do ambiente é fundamental para o bom funcionamento biológico, uma vez que a elevação pode gerar uma sobrecarga nos sistemas e consequentemente perda de eficiência de diversos processos.

Esse fato foi desvendado por pesquisadores neozelandeses que descobriram na região de calor oceânico, próximo à faixa do Equador, reduzida diversidade marinha.

Isso sugere como conclusão que o melhor funcionamento dos processos biológicos acontece em regiões mais frias para todos os seres, aquáticos ou terrestres.

Regiões mais frias proporcionam melhores condições para os processos biológicos – Imagem: Canva/Reprodução

Outros grupos de pesquisa de diferentes países se dedicaram a identificar qual seria a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

Eles concluíram que a condição ideal para a proliferação de seres vivos é de aproximadamente 20 °C.

A mudança na diversidade marinha em locais quentes não é um fato novo e tem se mostrado ainda mais presente, uma vez que os oceanos apresentam a cada ano temperaturas mais elevadas devido ao aquecimento global.

Os estudiosos apontaram como consequências para esse fato a perda da diversidade de algas nos leitos marinhos e até mesmo redução de algumas espécies de peixes.

No entanto, vale destacar que os impactos de altos níveis térmicos podem afetar, de forma mais intensa, seres vivos terrestres, pois eles não conseguem mudar facilmente de território devido à diferença geográfica entre as regiões e a presença de civilizações, diferentemente dos oceanos.

Muitos estudos com essa temática ainda serão elaborados, uma vez que o planeta Terra segue para um futuro oposto às temperaturas mais frias.

O post Cientistas descobrem a temperatura perfeita para gerar vida na Terra apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/cientistas-descobrem-a-temperatura-perfeita-para-gerar-vida-na-terra/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp