22/02/2024 às 20h08min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h05min

PPG dá dicas para proteger pintura do carro nas ‘águas de março’

Fim do verão e início do outono tipicamente ainda enfrentam chuvas fortes e temporais; vale a pena adotar cuidados simples e bons hábito para conservar bem a pintura do seu veículo

PPG
Foto: Divulgação/PPG


O fim e os primeiros meses do ano concentram o maior período de chuvas e temporais em boa parte do país e, para quem gosta de ser cuidadoso com o carro, é a hora de adotar alguns cuidados extras com a conservação dos pintura.

Não tem jeito: a pintura é uma das partes do carro que mais sofre com os efeitos do clima e, por isso, necessita de cuidados preventivos para garantir seu aspecto original. Além disso, nada deixa tão evidente o cuidado do dono com o carro que o bom estado da pintura, o que é avaliado com prioridade no momento da venda. Para manter a cor e o brilho bem protegidos nessa época do ano, confira abaixo algumas dicas de cuidados extras dos especialistas da PPG para evitar danos com as chuvas e intempéries.

Escolha com atenção o melhor lugar para estacionar
O local onde o veículo ficará estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. Procure um espaço coberto e com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas. Aquela tentação de parar o carro embaixo de uma bela árvore frondosa em dia de sol quente deve ser evitada pois, nessa época do ano, o tempo pode mudar de forma repentina e chuvas fortes e com vento podem derrubar galhos de árvores ou, em situações mais extremas, podem ocasionar queda de árvores inteiras. “É importante observar também se o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa ou até mesmo de névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão”, orienta Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da Divisão de Repintura da PPG.

Escolha uma capa de proteção adequada
Capas automotivas podem ajudar a evitar contaminantes externos na pintura enquanto o carro ou a moto estiverem parados. No entanto é de extrema importância que o material seja adequado para o uso e de acordo com o ambiente. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável.

“Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com a umidade das chuvas pode causar manchas”, alerta o especialista.

Não deixe o carro muito tempo parado na chuva
Deixar o carro tomando uma chuvinha atrás da outra parado em frente de casa naquelas semanas em que chove todo dia pode parecer inofensivo. Mas é preciso tomar cuidado com as fortes chuvas dessa época do ano, que muitas vezes vem acompanhadas de granizo, que podem de fato comprometer a qualidade da pintura do carro.
Além disso, quando a água seca, forma as conhecidas manchinhas e se essa situação se repete com frequência, podem degradar a camada de verniz da pintura. Se não houver alternativa, uma forma de corrigir o dano é partir para o enceramento ou, em casos mais graves, para o polimento profissional.

Utilize produtos específicos para lavar o veículo
Na hora de higienizar o veículo, escolha um sabão de pH neutro. “Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada. No caso de eventual queda de produtos de limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água”, explica Vettorazzi.

Após a limpeza, é importante secar o veículo com panos adequados para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.


Escolha o melhor produto para reparos
Com a exposição ao calor e às chuvas, um reparo malfeito pode render diversos problemas, como manchas na pintura, pontos de ferrugem na lataria do veículo, entre outros. No caso de necessidade de reparos nos veículos, existem diferentes tecnologias disponíveis, porém, de modo geral, os produtos base água e os de alto teor de sólidos possuem maior durabilidade em comparação aos convencionais de mercado. Dessa forma, deve-se avaliar o custo-benefício para cada caso.

O especialista pondera que o conhecimento do profissional na preparação e na aplicação dos produtos é essencial. O ideal é que ele seja qualificado para fazer o melhor uso de um produto com desempenho superior. Boas práticas e conservação da limpeza do ambiente também contribuem para a prolongação da vida útil da pintura ou repintura.


PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há mais de 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 18.2 bilhões em 2023. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
O logotipo da PPG e o We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.
PPG HydroReset é uma trademark e Sigmaglide é uma registered trademark da PPG Coatings Nederland B.V.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp