25/02/2024 às 12h03min - Atualizada em 25/02/2024 às 17h02min

Harvard adverte: alimento que você consome diariamente pode prejudicar sua saúde

Estudo da Universidade de Harvard revela impacto significativo nos níveis de açúcar no sangue causado por esse alimento e aponta alternativas mais saudáveis.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/harvard-adverte-alimento-que-voce-consome-diariamente-pode-prejudicar-sua-saude/


A Universidade de Harvard divulgou recentemente um estudo que lança luz sobre um alimento comum na mesa dos brasileiros, mas que é um vilão da boa saúde da população.

Consumido diariamente por grande parte das pessoas, principalmente no almoço, esse alimento, segundo a pesquisa, pode não ser a escolha mais benéfica para a sua saúde, especialmente para pessoas com diabetes.

Alimento comum é inimigo em potencial da sua saúde

Sem mais delongas, aqui estamos falando sobre o arroz branco. Os autores do estudo destacam que o processo de refinamento ao qual o alimento é submetido durante a industrialização resulta na perda de fibras, minerais e vitaminas, preservando apenas o amido.

Com cerca de 28,2 gramas de carboidratos em cada 100 gramas, o alto teor de carboidratos pode causar alterações significativas nos níveis de açúcar no sangue.

A pesquisa indica ainda que o impacto do consumo de arroz branco no organismo é comparável à ingestão de açúcar de mesa puro, causando um aumento rápido e elevado nos níveis de açúcar no sangue.

Para pessoas com diabetes, essa variação pode ser especialmente prejudicial, exigindo cuidados adicionais para manter a taxa controlada e evitar complicações na saúde.

Arroz pode prejudicar a saúde se consumido em excesso, revela estudo – Imagem: iStock/Reprodução

Diante dessas descobertas, os cientistas sugerem substituir o arroz branco por opções alimentares que possuem um efeito menos intenso nos níveis de açúcar, como quinoa, legumes, cenouras, vegetais verdes sem amido e outros grãos não refinados.

Optar por fontes saudáveis de carboidratos não apenas ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, mas também está associado a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer, ressalta o artigo da universidade.

É fundamental lembrar que a moderação e o equilíbrio na alimentação são essenciais. Embora o estudo alerte sobre os potenciais riscos do consumo excessivo de arroz branco, isso não implica necessariamente a exclusão total do grão da dieta.

Cada organismo é único, e a orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, é crucial para manter uma alimentação saudável e adaptada às necessidades individuais.

Além disso, o contexto diário da alimentação, incluindo outros alimentos consumidos, deve ser considerado para uma abordagem holística.

O post Harvard adverte: alimento que você consome diariamente pode prejudicar sua saúde apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/harvard-adverte-alimento-que-voce-consome-diariamente-pode-prejudicar-sua-saude/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp