23/02/2024 às 16h06min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h03min

Dia Nacional do Livro Didático é comemorado em 27 de fevereiro

De acordo com o FNDE, em 2023, foram investidos mais de R$ 3 bilhões para compra de 102 milhões de exemplares de livros didáticos

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik


O Dia do Livro Didático é uma data nacional, comemorada em 27 de fevereiro, com objetivo de fazer uma menção a esse importante recurso utilizado na educação, desde a fase de alfabetização até a pós-graduação stricto sensu.

Os primeiros registros de elaboração do material no país são apontados em 1929, após a criação do Instituto Nacional do Livro (INL). A entidade se empenhou para criação do livro didático, de modo a atender os alunos da rede pública de ensino em todas as regiões do Brasil.

É importante acrescentar que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é a instituição do MEC, responsável pela execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Segundo os dados oficiais, em 2023, foram investidos mais de R$ 3 bilhões para compra de 102 milhões de exemplares de livros didáticos. Os materiais foram enviados para 144 mil escolas da rede pública, atendendo um público de 35 milhões de estudantes dos seguintes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Vale acrescentar que o livro didático tem o papel de apresentar uma proposta de aprendizagem, estruturada em módulos, contribuindo com o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. Desse modo, trata-se de um material que deve ser elaborado com a máxima qualidade e veracidade de informações, pois impactará na educação de milhões de estudantes. 

No Senac EAD, os profissionais de educação têm acesso à várias opções de cursos para aperfeiçoar a metodologia de ensino presencial ou na modalidade a distância. Saiba mais sobre as opções no site da instituição, clicando no link.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp