26/02/2024 às 18h19min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h04min

Estudo mostra como os motoristas brasileiros pagam o IPVA

Levantamento inédito da Webmotors revela que 51% já quitaram ou iniciaram o pagamento do imposto em 2024; Entre os que parcelaram, 52% escolheram recolher o imposto em cinco vezes sem juros

Assessoria de imprensa
Webmotors


São Paulo, fevereiro de 2024 - A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta um estudo inédito que indica o comportamento dos usuários da plataforma em relação ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 2024.

De acordo com dados do Webmotors Autoinsights, 51% afirmam que já quitaram ou iniciaram o pagamento do IPVA deste ano. Desse total, 70% pagaram à vista e 30% optaram pelo parcelamento - destes, 52% escolheram recolher o imposto em cinco vezes sem juros.

Entre os que pagaram à vista, as opções mais mencionadas foram o desconto de 3% concedido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) aos que quitarem o imposto de maneira integral (60%), o fato de já terem se programado financeiramente (28%) e o costume de pagar o IPVA à vista (16%).

Por outro lado, daqueles que optaram pelo parcelamento 47% dizem que o aumento do IPVA foi determinante para essa escolha; 28% contam que normalmente parcelam custos relacionados ao carro; e os gastos extras do início do ano foram os principais motivadores para 25% dos respondentes que seguiram com essa opção de pagamento.  

Já entre aqueles que ainda não quitaram o IPVA (49%), 55% pretendem parcelar o valor - desses, 60% afirmam que vão optar pelo parcelamento em cinco vezes sem juros.

Impacto do IPVA na decisão de compra

Quando perguntados se pretendem comprar ou trocar de carro em 2024, 77% dos entrevistados afirmaram que sim, e o IPVA é considerado um item importante na escolha do veículo, principalmente entre aqueles que ainda não têm um automóvel (71%).

“A partir do comportamento dos usuários podemos observar que a questão financeira continua sendo um fator importante na decisão de escolha do veículo. Por outro lado, a intenção de compra permanece alta, mostrando que o carro segue como um objeto de desejo do consumidor brasileiro”, afirma Natália Spigai, CMO da Webmotors. 

O levantamento do Webmotors Autoinsights foi realizado com cerca de 3 mil usuários da plataforma.

 

Sobre a Webmotors   
 

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

 

Informações para a imprensa – Webmotors   

RPMA Comunicação (www.rpmacomunicacao.com.br)

Jaqueline Nunes - [email protected]

(13) 98821-0853

João Pedro Ribeiro - [email protected]

(11) 98151-3704

 

Relações com a imprensa – Santander Brasil

www.santander.com.br 

Felipe Guimarães: [email protected] 

(11) 3553-5157 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp