26/02/2024 às 21h00min - Atualizada em 27/02/2024 às 10h50min

Se você procura reconhecimento e bom salário, FUJA destas faculdades

Pense muito bem quando colocar o sonho da graduação na balança. Questione várias vezes sua decisão, já que muitos profissionais estão insatisfeitos por diferentes motivos.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/se-voce-procura-reconhecimento-e-bom-salario-fuja-destas-faculdades/


Por um lado, é sempre importante seguir nossos sonhos; por outro, é extremamente necessário colocar as decisões na balança a fim de ponderar se os anos de estudo e dedicação para alcançar o sonho de carreira realmente vão valer a pena.

Isso porque, de acordo com pesquisas divulgadas ano a ano, que a profissão dos sonhos também pode ser uma desilusão na vida de muita gente.

É um fato que conhecimento nunca é demais, mas não se pode ignorar que muitas pessoas passam anos estudando para profissões que têm sido cada vez mais desvalorizadas no mercado de trabalho.

Em alguns casos, as instituições de ensino superior privadas têm mensalidades mais altas do que a própria remuneração da profissão.

E se engana quem pensa que o salário é o único fator negativo; além dele, outras questões, como a oferta de vagas no mercado, também são empecilhos para algumas graduações.

Pesquisa revela nível de insatisfação de profissionais

Profissionais se decepcionam com a escolha do curso superior – Imagem: Reprodução

Um recente estudo realizado pela ZipRecruiter trouxe revelações preocupantes acerca da realidade dos candidatos a emprego que possuem diplomas universitários.

De acordo com a pesquisa, 44%, isto é, quase metade dos entrevistados, expressaram arrependimento em relação à escolha da faculdade.

Em muitos casos, os graduados esperavam encontrar oportunidades profissionais promissoras com salários atrativos. No entanto, a realidade tem sido bastante diferente para muitos deles.

Cursos com maiores índices de arrependimento

De acordo com o levantamento, listamos a seguir quais cursos de graduação têm decepcionado cada vez mais quem neles se forma.

Com isso, fica aí o questionamento: será que valem a pena mesmo?

Jornalismo lidera em nível de insatisfação dos profissionais

O advento da era digital desencadeou transformações profundas no cenário jornalístico, reduzindo as oportunidades nos meios de comunicação tradicionais e ampliando a competição por vagas em plataformas emergentes.

A escassez de posições estáveis e bem remuneradas desempenha um papel significativo no elevado índice de arrependimento entre os profissionais desta área, que chega a 87%.

Sociologia e Artes

Esses campos são frequentemente alvo de críticas devido à ausência de trajetórias profissionais claras e à percepção de que não preparam os estudantes para as exigências específicas do mercado atual.

Na prática, isso pode resultar em dificuldades na busca por empregos relevantes e satisfatórios. Diante desse cenário, 72% dos sociólogos e artistas estão insatisfeitos com suas escolhas.

Comunicação: área está saturada

Assim como no jornalismo, o setor da comunicação está saturado, com muitos graduados competindo por um número limitado de vagas.

A constante evolução das tecnologias de comunicação exige habilidades em constante atualização, o que representa um desafio para os 64% dos profissionais da área insatisfeitos.

Educação: profissionais revelam estar muito insatisfeitos

61% dos educadores de todas as áreas e disciplinas estão insatisfeitos com a perspectiva profissional.

Apesar da nobreza e importância da profissão, muitos se arrependem de seguir carreira na educação devido aos salários iniciais relativamente baixos.

Além disso, a elevada carga de trabalho e os desafios enfrentados no ambiente escolar também pesam. Isso pode desencorajar até mesmo os mais apaixonados pela área.

Inclusive, muitos professores que atuam em sala de aula destacam que os maiores conflitos são relacionados aos responsáveis dos alunos.

Gestão e Pesquisa de Marketing

A competição acirrada e a demanda por habilidades altamente especializadas tornam difícil para os recém-formados encontrar posições que correspondam às suas expectativas de carreira e remuneração.

Sendo assim, 60% desse grupo têm o sentimento de arrependimento.

Assistência Médica/Clínica

Apesar da demanda por profissionais da saúde, a complexidade das especializações necessárias e as pressões do trabalho fazem com que 58% desses profissionais estejam insatisfeitos.

Ciência Política/Governo: curso tem alto índice de descontentamento

No caso dos cientistas políticos e de outras faculdades ligadas ao governo, tais como Antropologia, a insatisfação atinge 56% das pessoas.

Isso ocorre porque as oportunidades de carreira nesses campos podem ser altamente competitivas.

Muitas vezes, elas são limitadas a centros urbanos específicos, como capitais e cidades com forte presença governamental, o que pode não satisfazer as expectativas de todos os graduados.

Biologia e Literatura Inglesa

Ambos os campos enfrentam mercados de trabalho saturados e um número limitado de posições que exigem tais especializações. No caso da biologia, as vagas em pesquisa e acadêmicas podem ser altamente competitivas.

Já os graduados em língua e literatura inglesa podem enfrentar dificuldades para encontrar trabalho fora do ensino, o que pode resultar em arrependimento para alguns. Ambas as profissões correspondem a 52% de insatisfação.

O post Se você procura reconhecimento e bom salário, FUJA destas faculdades apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/se-voce-procura-reconhecimento-e-bom-salario-fuja-destas-faculdades/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp