29/02/2024 às 09h42min - Atualizada em 29/02/2024 às 13h10min

Documento encontrado pode mudar a história da matemática; confira

Documento localizado por pesquisa revelou novos detalhes sobre os números decimais; veja.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/documento-encontrado-pode-mudar-a-historia-da-matematica-confira/


A matemática está presente em todas as circunstâncias do nosso dia a dia, desde atividades simples até processos complexos.

Ela está presente em fatos mais óbvios, como transações financeiras, programação de computadores e construção de edifícios.

Mas, além disso, tal ciência também é importante no planejamento de rotas de transporte, na análise estatística de dados, na arte, na música e até na natureza.

Por tudo isso, a matemática é a linguagem universal que nos permite compreender e modelar o mundo ao nosso redor. Quanto a isso, as pessoas que gostam da ciência e creem em Deus costumam lembrar da frase de Galileu Galei:

“A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o universo”.

Goste ou não, é a ciência exata que fornece ferramentas essenciais para resolução de problemas de diferentes níveis.

Contudo, um documento antigo encontrado recentemente tem despertado a atenção de estudiosos e apreciadores da matemática.

O que o documento revelou sobre a matemática?

A descoberta impressionante no mundo da matemática está relacionada a um arquivo identificado durante uma pesquisa nos registros de astronomia entre o fim da Era Medieval e o início do Renascimento.

O arquivo em questão revelou o que pode ser o uso mais antigo de números decimais conhecidos.

O professor e reitor da Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade Trinity Western, no Canadá, Van Brummelen, liderou a investigação que resultou nessa revelação intrigante.

Uso de números decimais remonta ao século XV

Documento antigo mostra uso de número decimal – Imagem: Reprodução

Até o momento, acreditava-se que o primeiro registro do uso de números decimais remontava a 1593, creditado a Christopher Clavius, um astrônomo jesuíta de origem alemã.

No entanto, de acordo com os achados, o uso dos números decimais data de cerca de 150 anos antes, por volta de 1440.

O achado ocorreu no ‘Compositio instrumenti’ de Bianchini, um documento que revelou a utilização precoce de números decimais. A divulgação de tal descoberta ocorreu em 17 de fevereiro, no periódico Historia Mathematica.

Bianchini, em seu texto, discorria sobre como calcular o seno e o cosseno de um arco, fornecendo um vislumbre do uso prático e teórico desses números em contextos astronômicos.

Van Brummelen, através de um comunicado, destacou que a matemática não se desenvolve isoladamente, mas em resposta a situações que surgem em diversos contextos científicos, comerciais ou financeiros.

Assim, ele ressalta a contribuição de Bianchini para a matemática, enfatizando sua inovação ao inventar a função tangente na trigonometria, um marco que influenciou áreas como engenharia, tecnologia e ciências exatas.

Embora sistemas de números decimais já tenham sido encontrados em diversas civilizações antigas do mundo árabe e asiático, a descoberta recente se destaca por apresentar um sistema decimal empregado até hoje.

O post Documento encontrado pode mudar a história da matemática; confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/documento-encontrado-pode-mudar-a-historia-da-matematica-confira/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp