14/03/2024 às 12h04min - Atualizada em 15/03/2024 às 08h23min

Novo oceano: continente parte ao meio em transformação geológica

Continente está partindo ao meio e isso pode resultar em um novo oceano. Entenda os processos complexos e impactos dessa mudança.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/novo-oceano-continente-parte-ao-meio-em-transformacao-geologica/


Estudiosos confirmaram que o continente africano está literalmente se partindo ao meio, o que inevitavelmente vai levar ao nascimento de um novo mar.

Cynthia Ebinger, geocientista da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, é uma das líderes da pesquisa nessa área.

Por que isso acontece?

No centro da gigantesca mudança está a região de Afar. Este local fica no cruzamento de três placas tectônicas: a Arábica, a Africana (ou Núbia) e a Somaliana.

O estudo dessas placas e seus movimentos nos oferece uma visão mais profunda de como os continentes podem literalmente se dividirem ao meio.

Onde exatamente isso ocorre?

A disposição das placas tectônicas – Imagem: Wikipédia/Reprodução

Essa fenda, localizada nas fronteiras das três placas tectônicas, tem sido registrada em processo de abertura nas últimas décadas.

Christopher Moore, um estudante de doutorado da Universidade de Leeds, usou tecnologia de radar por satélite para monitorar a atividade vulcânica na região, que está associada a essa gradual separação do continente.

O resultado do fenômeno: um novo oceano

A fenda é conhecida pelo nome de Rifte do Leste Africano – Imagem: Thomas Mukoya/Reuters/Reprodução

Os sinais claros da transformação geológica se tornaram evidentes em 2005, quando uma série de 420 terremotos seguidos por atividade vulcânica sinalizou o início de uma fenda de 60 km.

Este é apenas o começo do que se acredita ser uma progressiva separação que levará a formação de um novo oceano.

Como resultado, o Golfo de Aden e o Mar Vermelho deverão expandir-se futuramente sobre a região de Afar e para o Vale do Rifte do Leste Africano, resultando na formação de um novo oceano.

Isso transformará parte da África Oriental em um pequeno continente separado – um novo pedaço de terra cercado por água por todos os lados.

Impacto futuro

Não há dúvida de que essa importante alteração geológica terá um efeito profundo no continente africano, pois afetará aspectos culturais, econômicos e políticos da região.

Por enquanto, podemos apenas especular sobre os detalhes dessas mudanças que estão por vir.

Sem dúvida, acompanhar tal transformação ao longo das próximas décadas fornecerá valiosas visões sobre os ricos e complexos processos geológicos do nosso planeta.

O post Novo oceano: continente parte ao meio em transformação geológica apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/novo-oceano-continente-parte-ao-meio-em-transformacao-geologica/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp