09/01/2024 às 15h16min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h00min

Aposentadoria: Conheça as novas regras para 2024

Advogado trabalhista e previdenciário, Dr. Márcio Coelho, esclarece as principais dúvidas sobre as atuais normas

da Redação
da Redação
Reprodução da internet


Desde 1º de janeiro de 2024, entraram em vigor ajustes nas regras de aposentadoria, impactando professores, servidores públicos federais e trabalhadores em geral. As mudanças não afetam aqueles que já atenderam aos requisitos para se aposentar.

Segundo o advogado Dr. Márcio Coelho, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência.

A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Entenda as principais mudanças:

Aposentadoria por Tempo de Serviço:

Houve a mudança nas regras da aposentadoria por tempo de serviço, que exigirá uma idade mínima de 58 anos e 6 meses para mulheres, e 63 anos e 6 meses para homens, somadas a um tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Aposentadoria por Pontos:

Aposentadoria por pontos é a aposentadoria por tempo de serviço somada a idade do segurado onde em 2024 é necessário completar 91 pontos para a mulher e 101 a pontos para os homens, ou seja o homem deverá ter 35 anos de contribuição e 66 anos de idade para ter a aposentadoria integral.

Regras Gerais:

As regras se aplicam a todos os segurados, sem exceção, devendo se atentar que o homem poderá se aposentar por idade aos 65 anos e a mulher aos 62 anos, desde que tenham o mínimo de 15 anos de contribuição.

Alterações Futuras:

Até o ano de 2035 o sistema de aposentadoria por pontos sofrerá alteração de 1 ponto na idade até atingir 100 pontos para a mulher e 105 pontos para os homens, para garantir uma aposentadoria integral.

Calcule sua Aposentadoria:

O INSS disponibiliza uma calculadora online para estimar o tempo restante até a aposentadoria (por idade ou contribuição), considerando vínculos e alterações na base de dados. O resultado é apenas informativo e não garante direitos à aposentadoria.

Para acessar o simulador:

1. Entre no Meu INSS.

2. Informe seu CPF e senha.

3. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Simular Aposentadoria”.

4. Visualize as simulações para ambas as regras.

5. Clique em “Baixar PDF” para mais detalhes.

O Dr. Márcio Coelho afirma que a mudança não traz vantagens aos beneficiários: “Infelizmente entendemos que as regras não beneficiam o segurado, pois além das exigências para a aposentadoria por idade, ainda houve prejuízo no cálculo do benefício, com a reforma da previdência”, finaliza o especialista.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp