13/03/2024 às 12h41min - Atualizada em 17/03/2024 às 00h11min

Com foco na IA na saúde, Campus UNIDAS dá o pontapé inicial para o ano letivo de 2024

Pelo terceiro ano, Aula Magna traz conteúdo exclusivo para as filiadas UNIDAS; desta vez, no novo auditório da sede

Redação
Divulgação


O Campus UNIDAS deu o pontapé inicial de 2024 para o calendário de cursos de saúde do ano letivo, com uma Aula Magna especial sobre Inteligência Artificial na Saúde Suplementar. 
O Campus é a área da UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde responsável pela oferta de cursos e capacitações para as filiadas que, este ano, trouxe a especialista em inovação Regiane Relva, diretora de Inovação da VIP-Systems Informática e Consultoria e Diretora de Cidades Inteligentes no Smart Campus Facen. Em uma aula de quase três horas, a especialista trouxe conceitos e aplicações da transformação digital, com enfoque em inovação e novas tecnologias.  
A abertura do Campus UNIDAS marcou, também, o primeiro evento realizado no novo auditório "Hugo Avelino dos Anjos Lima”, inaugurado no final de fevereiro na sede da entidade, em São Paulo. Com capacidade para 50 pessoas, o auditório vai receber iniciativas em prol da saúde suplementar como aulas e palestras. Além disso, o local foi projetado para gravar lives, podcasts e entrevistas, já que conta com uma estrutura de ponta de estúdio, com isolamento acústico e sonorização.  
“A Aula Magna no novo auditório é um marco para a UNIDAS, porque reforça nossa missão como entidade educadora e formadora de profissionais do setor. É muito bom pensar em quanto conhecimento vai ser produzido dentro desse espaço e o quanto isso vai impactar gerações e o futuro das autogestões”, destacou Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, em seu discurso de abertura.  
Aula Magna: o futuro da saúde suplementar já chegou  
Durante a aula, exclusiva para as filiadas UNIDAS, Regiane Relva destacou o cenário atual, que coloca a IA já presente no dia a dia, e em todos os setores da economia, incluindo a saúde suplementar. Na visão da especialista, é preciso usar a inteligência artificial como ferramenta para fazer a transformação digital na experiência do paciente, na gestão das empresas e nos modelos de negócio. "Esse movimento passa, necessariamente, por colocar o paciente no centro da jornada da saúde, a partir da integração de múltiplos canais de contato e da identificação das suas necessidades", diz Regiane.  
Para quem imagina que esse é um futuro distante, Regiane lembrou que já é possível utilizar, por exemplo, dispositivos wearable como smartwatches e smartbands, que têm o monitoramento da saúde como principais recursos. “Os smartwatches, relógios capazes monitorar uma série de indicadores de saúde, como pressão arterial, enviam essas informações por mensagem para o celular do médico que, analisa os dados e pode fazer um atendimento preditivo para esse paciente, evitando que ele vá buscar um outro ponto de contato, como o hospital", diz. “Do lado do paciente, existem também tecnologias na palma da mão que dão o acesso a dados de saúde e informações importantes como agendamento de consulta e resultado dos exames, o que otimiza o atendimento", destaca Regiane. 
A integração de canais de atendimento em um modelo omnichannel é apenas um recorte do que já está acontecendo na indústria 4.0, impulsionada pela IA. Para Regiane, “estamos vivendo um processo de transformação digital que envolve a transformação cultural das empresas”. Nesse cenário, as empresas precisam se preparar para, cada vez mais, processar grandes volumes de dados que tragam toda a jornada do paciente. Do ponto de vista de gestão, traz mais produtividade e um melhor relacionamento com o beneficiário. "Assim, dá para saber, entre outras coisas, se a pessoa melhorou, se o tratamento deu certo, se determinado medicamento está disponível em estoque, de forma eficiente e que permite replicar em várias frentes, e tornar a gestão mais produtiva”, comenta.  
No final do dia, segundo a especialista, o essencial é sempre pensar na tecnologia aplicada à saúde, com foco nas pessoas. “O ponto central é envolver conhecimento, habilidades organizadas, dispositivos, procedimentos e sistemas sem voltados para melhorar a qualidade de vida do ser humano”, completa. 
Calendário Campus UNIDAS 
Após a Aula Magna, o calendário de cursos do Campus UNIDAS foi oficialmente divulgado. Confira alguns cursos com inscrições abertas:  
  • Gestão estratégica de resultados - até 01/04 
  • Inteligência Artificial na Saúde Suplementar - até 08/04 
  • Gestão de Indicadores - até 12/04 
  • Credenciamento e Negociação com Prestadores de Serviços de Saúde - até 12/04 
  • Descomplicando a NIP - até 01/05 
  • Contratação e gestão do tratamento do TEA - até 08/05 
  • Excelência no Atendimento ao Beneficiário - até 20/05 
No site do Campus UNIDAS é possível conferir todos os cursos disponíveis e as condições especiais para filiadas UNIDAS, que têm descontos exclusivos. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp