17/03/2024 às 19h01min - Atualizada em 18/03/2024 às 08h26min

Não ignore: o perigo oculto por trás do ronco que pouca gente conhece

Se você faz parte do grupo de pessoas que ouvem reclamações por estar roncando, saiba que o incômodo pode ir muito além de um simples barulho.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/nao-ignore-o-perigo-oculto-por-tras-do-ronco-que-pouca-gente-conhece/


O ronco é um fenômeno comum durante o sono e pode ser causado por diferentes fatores. Ele ocorre quando há uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores, o que dificulta a passagem do ar enquanto a pessoa está dormindo.

Muitas vezes, isso acontece devido ao relaxamento dos músculos da garganta e da língua, que podem bloquear parcialmente as vias aéreas.

Embora algumas pessoas vejam o ronco como apenas um incômodo irritante, ele pode ser um sinal de um problema mais sério.

A condição é caracterizada por pausas na respiração durante o sono, o que pode levar a complicações graves de saúde, como ataques cardíacos e derrames.

Por que o ronco pode ser perigoso?

O ronco pode ser perigoso devido à sua associação com um distúrbio do sono chamado apneia obstrutiva do sono (AOS).

Na AOS, as vias respiratórias superiores ficam parcial ou completamente obstruídas durante o sono, resultando em episódios repetidos de interrupção da respiração, conhecidos como apneias.

Esses episódios podem levar a uma diminuição dos níveis de oxigênio no sangue e a um aumento do esforço do coração para bombear sangue oxigenado pelo corpo.

A apneia obstrutiva do sono está associada a diversos riscos à saúde, incluindo complicações cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

O ronco pode prejudicar sua qualidade de vida – Imagem: Reprodução

Livre-se do ronco: conheça algumas estratégias

Existem estratégias que uma pessoa pode adotar para reduzir ou eliminar os roncos. Veja as principais delas abaixo.

  • Mudanças no estilo de vida: perder peso, evitar o consumo de álcool e sedativos antes de dormir, parar de fumar e dormir de lado em vez de de costas podem ajudar a reduzir os roncos em algumas pessoas.
  • Posicionadores de sono: usar travesseiros ou dispositivos projetados para manter a cabeça e o pescoço em uma posição que favoreça a abertura das vias aéreas pode ajudar a reduzir os roncos.
  • Tratamento de alergias e congestão nasal: utilizar descongestionantes nasais ou fazer uso de umidificadores de ar pode ajudar a reduzir a congestão nasal e melhorar a respiração durante o sono.
  • Terapia de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP): em casos mais graves de apneia do sono, um CPAP pode ser recomendado. Este dispositivo fornece ar sob pressão para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
  • Dispositivos orais: o uso de dispositivos orais, como aparelhos intraorais ou retentores de língua, pode ajudar a manter as vias aéreas abertas e reduzir os roncos.
  • Cirurgia: em casos graves ou que não respondem a outras formas de tratamento, a cirurgia para corrigir anormalidades nasais ou na garganta pode ser uma opção.

Lembrando que, por via das dúvidas, a melhor opção é investigar as causas do ronco através de um acompanhamento médico. Com isso, o problema também será solucionado.

O post Não ignore: o perigo oculto por trás do ronco que pouca gente conhece apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/nao-ignore-o-perigo-oculto-por-tras-do-ronco-que-pouca-gente-conhece/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp