18/03/2024 às 21h00min - Atualizada em 19/03/2024 às 08h15min

Pacientes com neuroblastoma aguardam inclusão de medicamento no SUS

O neuroblastoma é o terceiro tipo de cancer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. Remédio para tratar a doença custa cerca de R$ 2 milhões.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-03/pacientes-com-neuroblastoma-aguardam-inclusao-de-medicamento-no-sus


Famílias de crianças com neuroblastoma aguardam a decisão do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de incorporar o medicamento de alto custo Qarziba no rol de remédios distribuídos pelo Sistema Único de Saúde. O laboratório farmacêutico Recordati submeteu o remédio à avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) no dia 17 de janeiro, e o prazo de análise é de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias.  

 

O neuroblastoma é o terceiro tipo de cancer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.  

 


O Ministério da Saúde informou que o processo de avaliação do medicamento envolve a gravidade dos casos, as características da doença, o potencial do medicamento de transformar a qualidade de vida dos pacientes e os custos. 

 

Assista à reportagem da TV Brasil: 


 

Neuroblastoma - infográfico sintomas e destaque. Foto: Arte/EBC

Neuroblastoma - infográfico sintomas e destaque. Foto: Arte/EBC




 
Arte/EBC
 

 

 

*Com informações da TV Brasil

 

Fonte: Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-03/pacientes-com-neuroblastoma-aguardam-inclusao-de-medicamento-no-sus
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp