19/03/2024 às 06h00min - Atualizada em 19/03/2024 às 12h46min

Alerta máximo: até quando vai durar a onda de calor no Brasil?

Fim de semana foi de altas temperaturas em cidades da região Centro-Sul do país. Cuidados devem permanecer nos próximos dias.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/alerta-maximo-ate-quando-vai-durar-a-onda-de-calor-no-brasil/


Mais uma onda de calor impulsiona os termômetros no Brasil. O último fim de semana registrou recordes de temperatura para o mês de março, principalmente na região Centro-Sul do país.

As previsões indicam que essa onda deve durar nos próximos dias, o que aumenta a necessidade de alerta e cuidados preventivos. De acordo com o Instituto Climatempo, o calor vai persistir até o início do outono, pelo menos.

Esse tipo de onda de calor surge a partir de bloqueios atmosféricos que são causados pelo aumento da pressão do ar.

O resultado disso é a elevação da temperatura para um patamar até 5 ºC acima da média por um certo período de tempo. O calor é tanto que os dias parecem não passar e demoram uma eternidade.

Especialistas alertam, inclusive, para a necessidade de certos cuidados sob pena de gerar riscos à saúde.

Até quando vai a onda de calor no Brasil?

Alerta máximo do Inmet atinge mais de 1,6 mil cidades brasileiras. Foto: Reprodução

A onda de calor atual é a segunda fase de uma onda maior que começou no dia 11 de março. A primeira parte durou entre 11 e 15 de março e afetou cidades do Mato Grosso do Sul e de alguns estados do Sul do Brasil.

O centro de alta pressão se deslocou, após esse período, e chegou ao Sudeste no sábado (16). Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais enfrentam calor intenso desde então.

A previsão é que a onda dure até esta quarta-feira (20), quando a pressão do ar voltará a se deslocar e as temperaturas retornarão ao normal.

Inmet emite alerta máximo

Durante o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou como alerta máximo a situação de mais de 1,6 mil cidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

As altas temperaturas e a sensação de calor extremo são os aspectos que motivaram essa ação. O alerta tem validade até essa segunda-feira (18).

Em São Paulo, por exemplo, o comunicado é válido para as regiões de Presidente Prudente, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Araçatuba, Bauru e Araraquara. Vale do Paraíba, Região Metropolitana e litoral sul estão com alerta de perigo potencial.

O post Alerta máximo: até quando vai durar a onda de calor no Brasil? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/alerta-maximo-ate-quando-vai-durar-a-onda-de-calor-no-brasil/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp